25 de fevereiro | 2019

Prepare-se para curtir a folia

Compartilhe:

Quem deseja emagrecer alguns quilinhos pode ter o Carnaval como aliado. Durante uma hora pulando se gasta cerca de 200 calorias. Os dias de Carnaval são quentes, por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir / GB Imagem

Cuidado com o amor de Carnaval. O uso do preservativo é recomendado em todas as relações e é a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças / GB Imagem

 

 

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros. Porém, para aproveitar os dias de folia com saúde e mantendo a beleza e o bem-estar é importante ficar atento a alguns cuidados básicos como a alimentação, a pele e as doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a folia é bastante comum as pessoas reclamarem de dor no corpo – especialmente nas pernas e região lombar, – motivadas pela tensão de ficarem muitas horas em pé. O ideal é fazer alongamentos antes e depois da festa; ao dormir e ao acordar.

A boa notícia é que quem deseja emagrecer alguns quilinhos, pode ter o Carnaval como aliado. Durante uma hora pulando se gasta cerca de 200 calorias. Mas para obter este efeito desejado, é preciso ter cuidado para não ter uma ingesta calórica maior que esta perda – vale lembrar que as bebidas alcoólicas são muito calóricas. Outra coisa muito comum nessa época do ano é o uso excessivo de bebidas energéticas, afinal, você quer aproveitar ao máximo todos os dias. Segundo os especialistas essas bebidas apresentam um alto teor de cafeína o que pode causar insônia e atrapalhar o sono, prejudicando o descanso. O uso de bebidas energéticas atreladas ao álcool podem causar arritmias e palpitações, por isso devem ser evitados.

Manter o corpo hidratado é fundamental, beba água, vitaminas, sucos naturais, isotônicos. Isso ajuda seu corpo e evita muitos problemas como insolação, mal estar, tonturas, desmaios e até a famosa ressaca, já que o corpo perde líquidos com a ingestão de bebidas. Uma boa opção para esses dias é a água de coco, que hidrata e ajuda a repor os sais minerais que o organismo está precisando.

Não se descuide da alimentação nos dias de Carnaval. Comer em um intervalo de 3 horas ajuda não só a manter a energia para ir atrás do trio, como a repor vitaminas e sais minerais que são eliminados com mais facilidade já que precisam ser usados para eliminar o álcool do organismo. Refeições leves são as ideais com frutas, sanduíches, snacks, eles ajudam a dar energia e manter o corpo preparado. Consuma alimentos ricos em carboidratos e evite as gorduras, que demoram muito para serem digeridas.

Cuidado com o “solão” brasileiro! Sol em excesso causa inúmeros problemas como desidratação e queimaduras. Por isso, é bom evitar ficar exposto a ele nos horários de maior incidência, entre as 10 e às 16 horas. Proteja-se, use o protetor a cada 2 horas. Óculos de sol, bonés, chapéus, também são muito bem-vindos.

Os dias são naturalmente mais quentes devido à época do ano, por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé, evitando bolhas e o calor em excesso.

Cuidado com o amor de Carnaval. O uso do preservativo é recomendado em todas as relações e é a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças como sífilis, herpes genital e a AIDS. Além do preservativo, mulheres devem ficar atentas ao uso da pílula do dia seguinte, por possuir uma quantidade grande de hormônios, atrelada ao excesso de álcool pode trazer danos ao organismo e acabar com o feriado.

Mantenha sua carteira de vacinação em dia. Durante o Carnaval é comum acontecer acidentes, como cortes com garrafas de vidro e objetos de metal. Os metais são fonte de bactérias e responsáveis pela transmissão do tétano. Além é claro, do grande número de pessoas nas ruas e eventos, o que pode facilitar a transmissão de doenças que podem ser evitadas se as vacinas estiverem em dia.

Apesar de querer aproveitar todos os dias de festa, é importante que existam horários de descanso, se não conseguir dormir pelo menos de 7 a 8 horas por dia, evitando o cansaço excessivo e a irritação, tente fazer pequenas pausas durante o dia, ou tirar aquele cochilo após o almoço. Isso vai ajudar a aproveitar o Carnaval da melhor maneira possível e sem descuidar da sua saúde e bem-estar.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas