16 de agosto | 2022

“Retirantes: O Legado das Sombras” – retrata os desafios de uma família retirante frente ao desconhecido

Compartilhe:

Meu Gato Me Odeia

Depressão, preconceito, sexualidade e conflitos familiares são alguns dos temas que a publicitária Julia Rietjens trata no romance “Meu Gato Me Odeia”. A personagem principal, Sâmia, é uma adolescente que está descobrindo a si e ao mundo, mas as coisas ficam mais complicadas quando entende a própria sexualidade: ela é lésbica. Com um coração balançado por uma nova amiga e dilemas da adolescência, a autora paulista representa Sâmia como a força que todos podem encontrar dentro de si e um lembrete sobre a importância de ter apoio, mesmo que seja de um bicho de estimação intempestivo chamado Tirano. Inspirado em romances LGBTQIAP+, Julia, que também é autora do livro “Se Eu Fosse um Clichê”, desenha a descoberta sexual da protagonista com obstáculos como o fato de ter uma mãe religiosa, o que torna o processo da autoaceitação mais difícil. A dificuldade de conviver com a homofobia no ambiente familiar e, após ser expulsa de casa, restam apenas incertezas. A história é entrelaçada entre o conhecimento da própria sexualidade, o divórcio conturbado dos pais e o primeiro beijo. Fatos que são amarrados enquanto Sâmia amadurece e lida com as próprias questões, medos e paixões. O livro tem 276 páginas.

 

O Coelho

A avó de Alice sempre a avisou que a curiosidade pode trazer risco e que ela nunca deveria seguir o coelho branco. Cansada de uma vida patética, a única alternativa encontrada pela jovem foi cobiçar uma boa dose de aventura. E, como em um conto de fadas, esse desejo se torna realidade. No lançamento “O Coelho”, o escritor mineiro André L. Nascimento apresenta ao leitor um universo fantástico e ao mesmo tempo macabro, típico do subgênero “dark fantasy”. No enredo, todos os elementos mágicos de “Alice no País das Maravilhas” são, na verdade, seres monstruosos com um único objetivo em comum: matar a Alice real. Quando criança, a protagonista era curiosa e cheia de vontade de descobrir o mundo. No entanto, após perder a avó de um jeito trágico e misterioso, ela deixa todo seu desejo de viver para trás e, mesmo infeliz, aceita seu destino: viver com a mãe problemática, sem amigos e alegrias. O cenário, ambientado principalmente na cidade de São Paulo, vira de cabeça para baixo quando a jovem tem seu livro de Lewis Carroll roubado por um duende e esbarra em um homem alto e musculoso. Alice logo identifica que aquele era o coelho da sua história. A partir desse momento surgem lobisomens encoleirados montados por homens com corpo de bode, vampiros subterrâneos, unicórnios que se alimentam de humanos, fadas carnívoras, sereias, entre outros seres mitológicos. Ao longo da narrativa, a menina descobre ser uma “doppelgänger” e assim como ela, existem muitas outras Alices em busca de um lugar no mundo. Com 260 páginas, o livro é da Editora Cabana Vermelha.

 

Retirantes: O Legado das Sombras 

Assim como o quadro “Os Retirantes” de Cândido Portinari, a ficção pós-apocalíptica do escritor Daniel Pedrosa é um reflexo da migração de nordestinos que deixam o lugar de origem em busca de melhores condições de vida. Primeiro de uma trilogia, “Retirantes: O Legado das Sombras” retrata os desafios de uma família retirante frente ao desconhecido. No enredo, 90% da população mundial já foi dizimada por seres batizados popularmente de “sombras”. A busca por lugares seguros e protegidos é a única saída para aqueles que foram deixados para trás. Ao mesmo tempo em que o protagonista Joaquim e os dois filhos estão cercados por medo e morte, dois grandes grupos de sobreviventes travam uma guerra não declarada por um dos últimos paraísos habitados pela raça humana. A esperança de serem salvos é encontrada junto a uma caixa de metal, um código para abri-la e um bilhete. O recado é claro: entregar o objeto para a Colônia, um lugar de oportunidades para todos e onde a vida ainda é possível. Com as direções e orientações, a família inicia uma jornada perigosa em direção a uma terra desconhecida. O livro carrega muito mais que fantasia. A ficção pós-apocalíptica transcreve o medo e o desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor. O segundo livro está previsto para ser publicado em 2023, também pela editora Novo Século. A obra tem 256 páginas.

 

Livro VI – Érato das Histórias

O projeto de publicar a obra “Histórias”, de Heródoto, em nove volumes nasceu em 2014, fruto da parceria entre o Grupo Editorial Edipro e a Professora Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva, tradutora responsável pela coleção, historiadora, mestre em História Econômica, doutora em História Social (USP), Pós-Doutora em Letras Clássicas (USP), Professora Colaboradora e Líder do Grupo Cnpq Labham/Ufpi. “Esta edição das ‘Histórias’ está dividida em nove volumes, um para cada livro da obra herodotiana, com notas explicativas que contemplam várias áreas do conhecimento.”, detalha a professora Maria Aparecida sobre o processo de tradução dos livros. Cada um dos livros desta coleção é dedicado a uma musa grega, divisão estabelecida pelos exegetas à época helenística. Desta vez, no volume VI, a homenageada é Érato, musa da poesia romântica. No lançamento “Livro VI – Érato das Histórias”, o geógrafo e historiador heleno Heródoto de Halicarnasso continua a narrar a Revolta da Iônia em seus últimos acontecimentos: a dominação persa nas ilhas do Mar Egeu, além de traçar um panorama político e social das principais cidades de seu tempo: Atenas e Esparta. O “Livro VII – Polímnia”, que trata da continuação desta narrativa, será publicado ainda no primeiro semestre de 2023. Quanto aos dois últimos volumes da Coleção Heródoto, “Livro VIII – Urânia” e “Livro IX – Calíope”, serão lançados pela Edipro até o final de 2025. Assim como as versões anteriores, o sexto livro traz acabamento em capa dura, textos e notas explicativas da tradutora.

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas