28 de setembro | 2021

“Revoltas Escravas no Brasil” procura compreender as origens e anseios dos heroicos personagens que arriscaram a vida para resistir à opressão

Compartilhe:

Lula – Volume 1

Para além de juízos ou paixões, Lula está entre as maiores figuras políticas da história brasileira. Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas – com quem também compartilha a virulência dos adversários. Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade. Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até o anulamento de suas condenações, em 2021 – passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral. Com 416 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

Revoltas Escravas no Brasil

Em 1888, a vitória da causa abolicionista, materializada por uma lei imperial, ajudou a propalar a mitologia histórica de que a libertação dos escravizados ocorreu sem lutas e derramamento de sangue. Os ensaios reunidos por João José Reis e Flávio dos Santos Gomes neste livro comprovam justamente o contrário. Embora a história dos quilombos já possua bibliografia ampla e bem estabelecida, as revoltas e conspirações nas senzalas, modalidade mais aguda e violenta da resistência negra, têm sido menos estudadas e compreendidas. Até a abolição, milhares de cativos e cativas se irmanaram para protestar e, na maior parte dos casos, resistir violentamente contra a tirania escravista. Reunião de ensaios que abordam os principais levantes e conspirações que solaparam o regime escravagista, “Revoltas Escravas no Brasil” procura compreender as origens e anseios dos heroicos personagens que arriscaram a vida para resistir à opressão. Com 672 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

Até o Fim do Tempo

Em “Até o Fim do Tempo”, o físico Brian Greene parte do fato de que nós somos as únicas criaturas com consciência de nossa finitude – e de que o universo também vai morrer um dia – para reconstituir o percurso que abrange a criação e o fim do cosmos. Combinando uma série de histórias que explicam e conectam diversas camadas da nossa realidade, o que há de mais recente nas pesquisas científicas e a verve narrativa dos melhores escritores, o autor constrói uma análise formidável sobre como nos tornamos o que somos hoje, onde estamos agora e para onde estamos indo. Das partículas aos planetas, da consciência à criatividade, da matéria ao sentido, este livro oferece uma nova perspectiva a respeito do que significa ser humano, que nos permite compreender e apreciar nosso momento fugaz, mas absolutamente inesquecível, no universo. Com 448 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas