28 de junho | 2022

Sob o sol do sertão nordestino

Compartilhe:

A cidade onde acontece a história da novela “Mar do Sertão”
é fictícia, mas o cenário maravilhoso é bem real

 

Isadora Cruz volta as novelas para interpretar a Candoca, a “mocinha” da história da novela “Mar do Sertão” / Alan Fiterman-RG

Renato Góes será o protagonista vilão Tertulinho, em “Mar do Sertão” / Ronald Santos Cruz-RG

Sérgio Guizé está no folhetim “Mar do Sertão” na pele do protagonista herói, Zé Paulino. Vítima de uma espécie de emboscada arquitetada por Tertulinho (Renato Góes), ele reaparece em Canta Pedra após dez anos de sua morte / Ronald Santos Cruz-RG

Enrique Diaz mal se despediu da primeira fase de “Pantanal”, na qual fez o Gil, e mergulhou de cabeça nos preparativos para ser o nordestino Timbó, em “Mar do Sertão” / João Miguel Jr-RG

Na foto, José de Abreu ainda aparece como o Santiago, de “Um Lugar Ao Sol”. No entanto, em “Mar do Sertão”, o seu personagem será completamente diferente, no comportamento e no figurino. O ator será o poderoso Coronel Tertulino / João Miguel Jr-RG

“O sertão vai virar mar; dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão”, este trecho da música de Sá e Guarabyra bem que poderia ser a história da pequena cidade de Canta Pedra, ficticiamente cravada no sertão do Nordeste brasileiro.  Conta a lenda que um dia Canta Pedra já foi mar e depois virou sertão.

Verdade, ou não, o fato é que o sol nasce com toda a sua intensidade em Canta Pedra, a sua luz quente ilumina o céu e adoça as frutas; foi esse o ambiente escolhido pelo escritor Mario Teixeira para contar a história de um triângulo amoroso que se inicia com uma falsa tragédia.

Além de romance, a trama de “Mar do Sertão” também mostrará como funciona o poder dos coronéis da região, principalmente se nas mãos deles estiver o bem mais precioso: a água. E, como não poderia deixar de ser, também tem um padre que promove a bondade e a fé, além de um prefeito e um delegado que são “paus mandados” do coronel e não se importam nem um pouco com o povo da cidade. E, obviamente, tem também a protagonista que é incansável em sua luta por justiça e igualdade.  A novela “Mar do Sertão” será mostrada na faixa global das seis da tarde e pretende mostrar para o Brasil inteiro toda a exuberância e beleza do Nordeste brasileiro. “Escolhemos ambientar a história em uma cidade fictícia para mostrar o sertão que existe, mas com liberdade para também apresentá-lo de forma metafórica, fabular. Quero trazer para essa novela o nordeste que está dentro de mim, que vivi durante toda a minha vida”, comenta o autor Mário Teixeira. “O público pode esperar uma novela espirituosa, com boa dose de leveza e humor. Conhecemos o sertão semiárido, e falaremos dele, mas queremos dar espaço também para a natureza verde, a cultura e a arquitetura com muitas cores dessa região”, pontua o diretor Allan Fiterman.

As gravações das primeiras cenas estão sendo feitas no Estado do Pernambuco, sendo que parte do elenco e equipe de produção já seguiram para a região. O ator José de Abreu que estava de férias desde que encerrou o seu trabalho na novela “Um Lugar Ao Sol” já está fazendo as cenas de seu personagem na trama, o Coronel Tertúlio e contracena principalmente com Renato Góes e Sérgio Guizé. E falando no elenco, Enrique Diaz mal se despediu de seu personagem Gil, da trama de “Pantanal”, e começou a se preparar para viver o Timbó, na história de Mario Teixeira.

E como toda boa novela tem romance, é bom dar alguns detalhes da história de amor que será um dos eixos de “Mar do Sertão”.

No início da trama, Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sérgio Guizé) estão noivos. A ansiedade é grande, já que em breve, finalmente, realizarão o sonho de casar. O problema é que o Coronel Tertúlio (José de Abreu) – dono da Fazenda Palmeiral – dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até outra cidade justamente na data em que a cerimônia do casamento está marcada. Enquanto isso, Tertulinho (Renato Góes), retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital. Ao reencontrar Candoca, o encantamento dele é imediato. E, mesmo quando fica sabendo que a jovem é noiva de Zé Paulino, Tertulinho ainda tenta dar suas investidas. É aí que o destino vai agir. O Coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto. Quando dez anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade será afetada, principalmente, a de Candoca. Os dois ficarão entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. Zé Paulino ainda estará tomado pela vontade de fazer justiça e mudar a configuração de poder da região.

Quem também terá o destino transformado pela volta de Zé Paulino é Timbó (Enrique Diaz). Sobrevivente da seca e da vida agreste que o povo da região está condenado há gerações, ele enfrenta todas as dificuldades levando a vida com bom humor, criatividade e um pouco de malandragem. Até que o retorno do amigo que ele acreditava estar morto – e uma dose de sorte – muda esse cenário.

Foi aqui alguns “spoilers” do que será a nova novela que a Globo mostrará na faixa das seis da tarde, sucedendo “Além da Ilusão”. Tem tudo para fazer sucesso. É esperar e conferir.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas