09 de fevereiro | 2014

Um ator duro na queda

Compartilhe:

Paulista de Santa Rita do Passa Quatro, nascido como José Pereira de Abreu Júnior, José de Abreu, como é conhecido no meio artístico, hoje é um dos principais atores da Globo / João Cotta-RG

 

 


Atualmente José de Abreu dá vida ao inescrupuloso Ernest Hauser, em “Joia Rara”, homem poderoso dono da joalheria e da fundição Hauser / Raphael Dias-RG

 

 


Ele não é exatamente um galã, mas tem charme e muito, muito talento. O nosso assunto é José de Abreu, atualmente interpretando o vilão Ernest Hauser, na novela “Joia Rara”, exibida pela Globo na faixa das seis da tarde.

Parece que o ator virou um especialista em interpretar vilões e personagens de caráter duvidoso. Para citar apenas alguns, como esquecer o Josivaldo, de “Senhora do Destino”, Milton Castellani, de “Insensato Coração”, ou mais recentemente, o Nilo, de “Avenida Brasil”?

O fato é que José de Abreu é dono de um talento incrível e faz sucesso em qualquer papel. Na vida real, no dia a dia, ele tem personalidade forte, não costuma levar desaforos para casa e tampouco economiza quando precisa dar sua opinião. Seja qual for o assunto, não foge da resposta e é sempre muito autêntico.  

Na novela “Joia Rara”, seu personagem, o joalheiro Ernest Hauser, está tendo a oportunidade de se redimir dos erros através de Pérola (Mel Maia); nos próximos capítulos, a menina incentivará o avô a procurar um trabalho e dar novo rumo à sua vida. Especula-se que no final da história, Ernest se tornará pai amoroso e totalmente em paz com os filhos.

Autêntico na vida real, o mesmo se pode dizer de José de Abreu no trabalho. Profissional zeloso, ele dá tudo de si nas cenas. No final do ano passado, o ator fraturou uma costela quando gravava uma das primeiras cenas do dia, contracenando com Carmo Dalla Vecchia, que faz o Manfred no folhetim, Abreu escorregou em um tapete e caiu em cima do braço, o resultado foi a costela fraturada. Quem esteva lá no momento do acidente relata que Abreu continuou trabalhando normalmente até às nove da noite daquele dia. Depois, ficou alguns dias “de molho” em casa e tomando medicação adequada.

E esta não foi a primeira vez que o ator se machuca no trabalho. No ano de 2003, quando atuou na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, ele fraturou a costela quando caiu do cavalo numa das cenas de seu personagem Onofre.

Nascido José Pereira de Abreu Junior, no ano de 1944, na cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, quando tinha quatorze anos, José de Abreu resolveu mudar-se para a capital, São Paulo; seus primeiros trabalhos foi como office-boy num escritório de advocacia e ainda como assistente de laboratório.

Decidiu-se pela carreira de advogado e cursou Direito, na Pontifícia Universidade Católica, mas o gosto pela arte também se manifestou. Paralelamente, começou a estudar Dramaturgia no Teatro da Universidade Católica, o famoso TUCA. A estreia nos palcos foi em 1967, com a peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque. Desde então, o ofício de ator passou a fazer parte de sua vida. No ano de 1968, ele fez seu primeiro filme.

No entanto, o seu engajamento político fez com sua carreira fosse interrompida. Ele foi preso em um congresso da UNE – União Nacional dos Estudantes – sob a acusação de ter dado apoio ao grupo de esquerda Vanguarda Armada Revolucionária, que naquela época combatia através de ações armadas o regime militar.

José de Abreu foi obrigado a exilar-se na Europa e retornou ao Brasil somente em 1974, quando fixou residência em Pelotas, no Rio Grande do Sul, cidade natal de sua então mulher, a professora de teatro Nara Keiserman. Tempos depois, o casal passou a residir em Porto Alegre onde José de Abreu atuava no cenário artístico também como produtor.

No ano de 1979, Abreu ganhou maior notoriedade por causa do filme “A Intrusa”, e chamou a atenção da Globo; foi chamado pela emissora para fazer novelas. Assim, um ano depois estreou na telinha em “As Três Marias”, interpretando Leonel.

Quanto à vida pessoal, José de Abreu é pai de quatro filhos, e está em seu quarto casamento; atualmente ele é casado com Camila Mosquella. Polêmico, tempos atrás causou frisson quando disse que era bissexual. A declaração “bombou” nas redes sociais, como era de se esperar, mas como sempre, ele não se esquivou do assunto e nunca voltou atrás em sua declaração.

As convicções políticas do ator, como não poderiam deixar de ser, rendem críticas e elogios. José de Abreu não se importa com o resultado, afinal ator também é gente e gente tem direito à opinião e a escolher o seu próprio caminho. Como ele mesmo costuma dizer.

Assim, ele continuará agindo e falando do modo que lhe for conveniente.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas