08 de abril | 2015

1.ª DISCUSSÃO: câmara acaba com feriado do dia 20 de novembro

Compartilhe:

Com apenas dois votos contrários, mas mesmo assim dando claras demonstrações que estavam atendendo a mais um desejo do prefeito Eugênio José Zuliani, a Câmara Municipal de Olímpia, embora ainda em primeira discussão, praticamente acabou com o feriado municipal da Consciência Negra, que, desde 2008 é comemorado no dia 20 de novembro.

O feriado foi criado pelo ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, que atendeu indicação do ex-vereador Antônio Delomodarme, o Niquinha.

A data de 20 de novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto no ano de 1695.

O objetivo era fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

Agora, depois de muita polêmica sustentada principalmente pelo presidente da ACIO (Associação Comercial e Industrial de Olímpia), Flávio Arantes Vedovatto, que também é funcionário comis­sionado na Secretaria Municipal de Agricultura, o prefeito encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei número 4.809/2015 que tem a finalidade de acabar com esse feriado.

No entanto, até agora a proposta do prefeito foi aprovada apenas em primeira discussão, mas poderá ser aprovada definitivamente já na próxima sessão ordinária que será realizada no próximo dia 13 de abril, segunda-feira da próxima semana.

Em vigor na cidade desde 2008, por meio da Lei 3.328, de 12 de novembro daquele ano, o feriado da Consciência Negra iria agora para seu oitavo ano, já que em 2008, quando foi aprovado, a data já foi comemorada. Este ano cairia em uma sexta-feira.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas