10 de maio | 2011

10.º Encontro deverá reunir seis congadas paulistas e mineiras

Compartilhe:

O 10.º Encontro de Congadas de Olímpia, organizado pelo Capitão José Ferreira, responsável pela Congada Chapéu de Fitas, do Jardim Santa Ifigênia, zona norte da cidade, poderá receber seis congadas paulistas e mineiras, para o evento cultural e religioso que será realizado no próximo final de semana, dias 14 e 15, sábado e domingo, respectivamente.

Segundo o jornalista Antônio José Scarpinete, que representa o Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande – da Comissão Paulista de Folclore, além da olimpiense Chapéu de Fitas, há previsão de duas de Franca e uma Santo Antonio da Alegria, do Estado de São Paulo; e duas mineiras, uma de Capitinga e outra de Aparecida de Minas.

O evento será encerrado com a celebração da Missa Conga, no final da tarde do domingo, dia 15 de maio, às 17 horas, no largo da Igreja de São Benedito, no bairro do mesmo nome, também conhecido por Pito Aceso, em comemoração a libertação dos escravos no Brasil e em homenagem e culto aos santos Nossa Senhora do Rosário, Santa Ifigênia e São Benedito.

Mas as festividades começaram no dia 25 de abril, quando foi levantada a bandeira de aviso, marcando simbolicamente o início dos festejos, seguido da liturgia das novenas e terços, realizada no início de maio na comunidade de Santa Ifigênia.

O ponto alto da festa Congado começa na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, às 20 horas, na praça do Jardim São Bendito, conhecido por Pito Aceso, região central de Olímpia, com o levantamento dos mastros, em homenagem à libertação dos escravos, quando haverá as leituras da carta de alforria e da Lei Áurea, em homenagem à Princesa Izabel.

No sábado, dia 14, haverá visitas às coroas e festeiros. No dia seguinte, domingo, às 8 horas, haverá o café de São Benedito em frente à Capela do Perpétuo Socorro no Santa Ifigênia; após, encontro de congos e às 16 horas sai o cortejo de rua do reinado (procissão dos devotos), com saída da residência do Capitão Ferreira, em direção à igreja de São Benedito, para a celebração da Missa Conga.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas