12 de maio | 2013

12.ª Festa do Congado começa amanhã no Jardim São Benedito

Compartilhe:

A 12.ª Festa do Congado São Benedito, Nossa Senhora do Rosário Santa Ifigênia, Reinado de Congos e Moçambique 2013, co­meça neste domingo, dia 12, por volta das 20 horas, após a missa que será celebrada na Capela de São Benedito, local conhecido por Pito Acesso.

De acordo com o técnico em de­signers e interiores, João Batista Ferreira, que é mestre e 2.º capitão da Congada Chapéu de Fitas, do Jardim Santa Ifigênia, as atividades começam com levantamento das bandeiras dos padroeiros, as homenagens à libertação dos escravos (leitura da Lei Áurea).

Mas antecedendo o início, houve a novena de preparação que teve início no dia 04 de maio. Já no próximo dia 18 de maio terá os festejos e visitação das coroas nas casas dos festeiros.

O dia 19 de maio iniciará com uma alvorada. Às 7h30 será o café comunitário de São Benedito; às 8 horas, a chegada de grupos visitantes; às 9 horas, visita e cumprimento de voto e café da festeira. Às 11 horas o almoço nos festeiros.

Em seguida, no período da tarde, às 13 horas, será a concentração dos grupos na residência do 1.º capitão da Congada Chapéu de Fitas, o carpinteiro José Fer­re­i­ra. Às 14 horas busca das coroas e reinados coroados em suas residências. As 15h­45 será a retirada dos andores de São Bendito e Nossa Senhora do Rosário, para seguirem em direção à Capela de São Benedito.

“Essa é uma pré programação e poderá sofrer pequenas alterações, se for necessário, devido a possíveis confirmações quanto ao número de grupos que virão para o evento”, explica Ferreira.

De acordo com ele, até agora tem apenas um grupo visitante confirmado: “que vem nos ajudar por conta própria, para que, no outro domingo dia 26 de maio, a gente vá ajudá-los em sua festa, em Minas Gerais”.

Entretanto, Ferreira informa que não poderá trazer as conga­das de Franca, Itaú, Jacuí, Patrocínio Paulista e Capetinga. O problema está relacionado à falta de recursos financeiros para ajudá-los na viagem para Olím­pia e o retorno.

NÃO TEVE AJUDA OFICIAL

Também de acordo com José Batista Ferreira, foi enviada uma carta com o orçamento para a Prefeitura Municipal, mas não houve uma resposta positiva. Trata-se de um pedido de colaboração para que o município ajudasse a trazer alguns grupos.

“Mas não fomos atendidos. Eles ofereceram outra coisa da qual não estamos precisando no momento. mas o que estamos precisando, é ajuda para trazer os grupos, que é o mais difícil para nós, por serem de outras cidades. Mas se eles (Prefeitura) não podem ajudar, não podemos fazer nada”, explicou. E acrescentou: “Não vamos cho­rar e muito menos nos desanimar. Não estamos aqui para falar mal de ninguém, muito menos deles. Estamos só dando uma satisfação para aquelas pessoas que gostam da congada e dão sua colaboração para esses eventos, ou seja, a população”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas