04 de agosto | 2018

4º Simpósio de Estudos Etnomusicológicos será no 54.º Fefol

Compartilhe:

Uma das principais atrações culturais da 54ª edição do Festival do Nacional do Folclore (Fefol), ocorrerá paralelamente ao evento, será o 4º Simpó­sio de Estudos Etnomu­sicológicos. O evento, que em edições anteriores era realizado no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas se Turísticas Professor José Sant’anna, neste ano ocorrerá na Casa da Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, nos dias 7 e 8 de agosto, das 8 horas ao meio dia.

A organização é da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore do Brasileiro (AODFB), em parceria com o Instituto de Artes da Unicamp e da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Simpósio tem apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, da Associação Brasileira de Etnomusicologia – ABET e da Fundação Koellreutter.

Com a coordenação do músico e pesquisador olimpiense Estêvão Amaro dos Reis, o 4º Simpósio de Estudos Etnomusico­lógicos de Olímpia ocorre­ra­rá junto à 1ª Rodada Cultural, projeto da divisão de Cultura, que estreia no Fefol deste ano.

“O Simpósio e a Rodada Cultural terão por objetivo debater o folclore no mundo contemporâneo e propiciar aos participantes a possibilidade de vivenciar as práticas musicais dos grupos folclóricos, retomando assim, uma prática historicamente presente no Fefol desde a sua origem”, explica o músico e pesquisador Estêvão Amaro dos Reis.

O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, professores e estudantes, integrantes dos grupos folclóricos e demais pessoas interessadas nos temas do folclore.

RODADA CULTURAL

Por outro lado, com o objetivo de fomentar a cultura popular brasileira através da troca de experiências, a secretaria municipal de Cultura, Esportes e Lazer promoverá durante o 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, a Rodada Cultural. O projeto, que integra pela primeira vez a programação do Fefol, é uma inciativa da divisão de Cultura, sob a coordenação do diretor Charles Amaral.

Na terça-feira, 7, o encontro contará com a participação do Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre (RS), e o Grupo Cultural Xique Xique, de Maceió (AL). Na quarta-feira, 8, será a vez dos grupos Siriri de Atalaia, de Cuiabá (MT), e Associação Folclórica Paramazon, de Belém do Pará (PA).

Conforme consta na programação do Festival, a Rodada Cultural será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 9 horas, na Casa da Cultura. A atividade é aberta ao público e a entrada é franca.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas