07 de setembro | 2008

Ações da Guarani aparecem entre as 10 mais recomendadas do mercado

Compartilhe:

 

Segundo um estudo do Market Consensus Indicator (MCI), com a nota de 4,69 as ações da empresa Açúcar Guarani já apareceram entre as 10 mais recomendadas do mercado financeiro, disputando a terceira colocação com outras seis grandes empresas brasileiras, dentre elas a Petrobras, pouco abaixo da nota cinco obtida por Telesp e Datasul.

A Açúcar Guarani deve se beneficiar das melhores premissas para o setor sucroalcooleiro, principalmente em função da recuperação dos preços do açúcar. Além disso, o crescimento da demanda doméstica também aparece como ponto positivo.

Pelo menos isso é o que consta do índice de consenso de mercado elaborado pela InfoMoney, no início deste mês de julho. As 10 mais recomendadas são: Telesp ON 5,00; Datasul ON 4,72; Porto Seguro ON 4,69; Petrobras ON 4,69; M. Dias Branco ON 4,69; Fertilizantes Heringer ON 4,69: Tecnisa ON 4,69; Açúcar Guarani ON 4,69; Brascan Residencial ON 4,67; e Localiza ON 4,64. Porém, há de se ressaltar que esta é a posição de momento do movimento das bolsas de valores.

De acordo com a informação, o indicador, que compila a análise de 24 corretoras e bancos de investimentos, atribui a nota máxima (5,00) aos papéis ordinários da companhia. Muito embora não apresentem grande liquidez e, portanto, tendam a ficar em segundo plano para boa parte dos investidores, os papéis parecem contar com boas perspectivas.

Para uma melhor interpretação do indicador, é sempre importante considerar o número de avaliações atribuídas a cada ativo. Uma maior quantidade de opiniões tende a tornar mais robusta a sugestão. Neste caso, especificamente, vale ressaltar que as ações da operadora receberam três opiniões.

Indicador

Outro ponto importante do indicador é que ele considera os princípios de análise fundamentalista, sendo, portanto, mais recomendado para investidores que atuam buscando rentabilidade de longo prazo.

De um modo geral, no caso da Telesp, as boas perspectivas dos analistas refletem, principalmente, o sólido histórico de distribuição de dividendos, que eleva a atratividade dos papéis em tempos de maior turbulência.

Em segundo lugar, com nota 4,72, os papéis ordinários da Datasul também aparecem como boa opção de investimento. Os sólidos fundamentos e as expectativas por bons resultados são alguns dos pontos apontados pelos analistas para deixar os ativos em boa situação.

Já com nota 4,69, nada menos que seis companhias aparecem empatadas em terceiro lugar. As ações ordinárias de Porto Seguro, Petrobras, M. Dias Branco, Fertilizantes Heringer, Tecnisa e Açúcar Guarani dividem o posto.

O MCI

O MCI tem como principal objetivo facilitar as decisões de investimento dos usuários do site no mercado de ações. Considerando uma amostra com informações e projeções de diversos bancos de investimento e corretoras, o indicador busca trazer um indicador de consenso entre os analistas de mercado a respeito das recomendações de uma determinada ação.

Variando em uma escala de 0 (venda forte) a 5 (compra forte), o indicador é calculado a partir das recomendações dos analistas consultados, trazendo um resumo do consenso. É importante destacar que o MCI é calculado apenas para ações com ao menos três recomendações de analistas distintos.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas