27 de maio | 2012

Apagão digital deixa centenas de usuários sem internet em Olímpia

Compartilhe:

Um apagão no sistema que teria iniciado ainda na noite do dia anterior deixou centenas de clientes do serviço Speed da Vivo-Telefônica sem internet no início da manhã desta sexta-feira, dia 25, em Olímpia. No entanto, o serviço voltou à normalidade ainda durante a manhã de ontem, por volta de nove horas.

Embora extraoficialmente, a informação que chegou foi a de que havia rompido um cabo de fibra ótica na região da Usina Cruz Alta, próximo ao distrito de Baguaçu, na região noroeste do município. Essa informação foi veiculada pela rádio Menina AM.

A explicação das atendentes para os clientes Speed que entravam em contato com o serviço de atendimento da empresa era a de que o sistema estava passando por manutenção e que a previsão era de volta do serviço das pessoas que ligavam apenas na tarde deste sábado, por volta das 16 horas.

Segundo um destes clientes, foi passado também que havia inclusive a possibilidade de que o prazo para a conclusão fosse esticado, sem uma previsão precisa do retorno ao normal do serviço.

Durante o início da manhã vários serviços de telefonia fixa e celular (inclusive a internet por este sistema) também ficaram sem funcionar. No caso das linhas telefônicas de vários pontos da cidade ficaram sem o serviço.

Pelo menos em duas das emissoras de rádio a informação era de que os telefones estavam mudos. Nesse caso o problema atingiu os três prefixos que existem em Olímpia: 3279, 3280 e 3281.

No caso da conexão com a internet banda larga, houve casos em que o telefone não funcionava, mas o sinal aparecia como ativo no modem, assim como ocorria em linhas do 3281, principalmente, cuja linha funcionava normalmente e o modem acusava o  sinal de ADSL, mas não havia conexão.

ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital Assimétrica para Assinante. Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns.

No caso da internet pelo celular, a conexão era feita, mas a navegação não acontecia. Ou seja, os modens, ou celulares com internet, conectavam o serviço de dados, mas não navegavam.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas