13 de janeiro | 2012

APAS acredita que campanha pode evitar que 3 milhões de sacolas sejam jogadas no lixo todo mês em Olímpia

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Da assessoria da APAS
A APAS – Associação Paulista de Supermercados acredita que a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” que está sendo encetada pela entidade e tem por finalidade conscientizar os consumidores para a prática sustentável que a partir de 25 de janeiro começa a valer em todo o Estado, acredita que só em Olímpia, 3 milhões de sacolas plásticas podem deixar de ir para o lixo todos os meses.

A entidade anuncia que vários supermercados de Olímpia e outras 24 cidades da região estão substituindo gradualmente as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis. Em Olímpia os supermercados Tome Leve e Extra já participam da campanha, o que significa que, quando todos os consumidores de Olímpia aderirem à iniciativa, mais de 3 milhões de sacolinhas deixarão de poluir o meio ambiente todo mês.


Em São José do Rio Preto as lojas dos supermercados Carrefour, Wal Mart, Pão de Açúcar, Laranjão, Proença, Maranhão, Tridico, Tome Leve, Peniel, Barradas, Pastorinho e JJ Supermercados, estão suspendendo gradualmente a distribuição e orientando o consumidor sobre a importância do fim do descarte irracional de sacolas.


As sacolas descartáveis são feitas à base de petróleo (polietileno) e demoram em torno de 400 anos para se deteriorarem poluindo o meio ambiente. Quando todos os supermercados de Rio Preto
aderirem a Campanha, serão mais de 25 milhões de sacolinhas a menos no lixo por mês.


A supressão da distribuição de sacolas descartáveis é uma medida voluntária dos supermercados em prol do meio ambiente. “Acreditamos que desta forma, em parceria com diversos setores da sociedade e o poder público, visando à conscientização do consumidor, teremos uma adesão concreta à esta iniciativa”, afirma o Diretor Regional da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Renato Gaspar Martins.

A substituição das sacolas descartáveis será feita por sacolas reutilizáveis ou sacolas biodegradáveis, que serão vendidas a 0,19 centavos. “Toda a ação foi pensada para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar o descarte de sacolas plásticas no meio ambiente, por serem a causa de entupimentos de bueiros, enchentes e asfixia de animais”, lembra Renato Martins.

Em todo o Estado de São Paulo, a campanha terá início a partir do dia 25 de janeiro. A data foi escolhida porque é o aniversário da cidade de São Paulo, a maior cidade brasileira, com grande volume de supermercados e onde está localizada a sede da APAS e das principais redes de supermercados do país.

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