02 de janeiro | 2007

Arrecadação com IPTU deve crescer mais de 23%

Compartilhe:

Mesmo sem um aumento real nos valores cobrados por metro quadrado, mas na verdade com apenas um reajuste do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), que deve ser confirmado em 3,5%, a arrecadação com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deve crescer mais de 23% para o exercício de 2007.

De acordo com o encarregado do Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Olímpia, bancário aposentado Ademir Camioto, além do valor do IPCA os impostos serão acrescidos somente nos casos em que o imóvel estiver enquadrado no recadastramento feito em 2005, encargos que se esperava, pudesse ser cobrado até mesmo a partir de julho deste ano.

No total, Ademir acredita que somando os casos de aumento de área construída e o reajuste do IPCA, o IPTU chegue a crescer até 24% em relação a 2006. "Como estamos em fase ainda de implantação do programa de recadastramento, não fizemos ainda um cálculo de valor, mas a estimativa é que fique em torno de 15 a 20%. Este ano nós teremos essa alteração do valor corrigido e mais ou menos mais 15 a 20% referente a alteração de área", explicou.

Porém, o lançamento dos valores e mesmo a entrega dos carnes de cobrança, segundo explicou, estão atrasados e deverão provocar o adiamento da data limite para pagamentos, tanto da primeira parcela – para quem fizer opção pelo pagamento parcelado – ou mesmo do pagamento único com desconto que normalmente é concedido todos os anos no sentido de tentar antecipar a arrecadação para o primeiro mês do ano.

Os atrasos, segundo justifica, ocorrerão justamente por causa do recadastramento: "uma revisão das áreas construídas e houve um imprevisto na elaboração e conclusão dos programas na implantação dessa área. Não foi entregue no prazo previsto pela empresa responsável. Então é previsto que haja um atraso que nós não temos condições ainda de fixar uma nova data ainda, mas com certeza nós vamos ter que dar uma prorrogada na primeira prestação".

Inicialmente, tanto a primeira parcela, quanto o pagamento integral com desconto, estão previstos para o dia 10 de janeiro. "Provavelmente essa parcela será prorrogada, não temos ainda uma data exata, estamos nos finalmentes (sic) da confecção dos carnes".

Ademir Camiotto disse que ainda não tem previsão de quanto poderá ser arrecadado com o imposto em 2007, exatamente em razão da mudança nos valores venais de muitos imóveis, com o recadastramento. "Mas creio que deve ficar 20% acima do arrecadado no ano passado", estimou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas