06 de outubro | 2012

Assalariados com idade média de 30 anos devem decidir novo prefeito

Compartilhe:

Os eleitores que estão incluídos na faixa etária média de 30 anos, com ensino médio incompleto, a maioria mulheres, embora com pouca diferença sobre o sexo masculino, e que ganham no máximo até três salários mínimos, poderão decidir a escolha do nome do novo prefeito de Olímpia neste domingo, dia 7 de outubro. No total o município tem 37.939 eleitores em condições de votar.

Pelo menos é isso que se entende das várias informações obtidas tanto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quanto no endereço eletrônico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), referentes ao Censo 2010, dos quais foram considerados apenas dados percentuais.

No caso da faixa etária, dados do TSE apontam que mais de 24,5 mil eleitores, o que equivale a aproximadamente 65% do total de pessoas aptas para votar, têm idades entre 25 e 59 anos. São 11.992 do sexo masculino e 12.596 do feminino. Mas a idade que prevalece entre eles está entre 25 e 44 anos.

Os dados demonstram também que aproximadamente 92% do contingente de eleitores de Olímpia possuem um currículo escolar mais modesto. Quer dizer, estão entre os analfabetos totais, os que sabem ler e escrever (considerado analfabeto útil) e os que possuem até o ensino médio completo.

Ocorre que a partir do ensino fundamental completo, que representa a maioria, há 15.147 com grau de instrução até o ensino médio completo. Do total de 15.147 citados nessas situações, a maior parte (8.281) não completou o ensino médio.

Porém, outro dado que chama a atenção é que são 1.277 eleitores que consideram analfabetos (490 homens e 787 mulheres) e outros 2.815 que sabem ler e escrever (analfabeto útil) divididos em 1.298 homens e 1.428 mulheres.

SITUAÇÃO ECONÔMICA
Já quando se trata da condição econômica o entendimento passa pela avaliação de números de domicílios e ganho per capita de cada um, mas referente a dados de 2010, segundo consta no site do IBGE.
Na oportunidade, os números apontavam que um grande contingente (aproximadamente 76% da população) ganhava entre um e três salários mínimos, mas com a variação de faixas para um salário mínimo, um e dois, e dois e três.

Neste caso, considerando o atual valor do salário mínimo e, também essas três variações de faixas de ganhos, pode se chegar à média de ganho per capita de aproximadamente R$ 820.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas