20 de novembro | 2016

Atleta de Olímpia conquista o 9º lugar em maratona no deserto do Atacama

Compartilhe:

O maratonista Antônio Augusto Almeida, 46 anos, que mora e treina em Olímpia, disputou no dia 13 de novembro, pela segunda vez, a Maratona do Atacama (Chile), o deserto mais árido do mundo. Ele chegou em 9.º lugar em sua categoria e em 27º na classificação geral.

Foram 42 quilômetros de corrida, em percurso que incluiu asfalto, dunas, estrada de chão, trilha e areia. Correr em qualquer deserto do mundo já e um desafio para qualquer atleta, imagina então desafiar um deserto a 2.400 metros de altitude e com umidade beirando os 5%? É lutar contra a adversidade o tempo todo. É a segunda vez que ele finaliza a Maratona do Atacama, que tem fama de testar os limites do corpo humano.

Para muitos, Augusto, como o maratonista é mais conhecido, é louco por enfrentar tamanho desafio. Mas ele se autodenomina uma pessoa determinada, focada e que busca a superação contínua. E concilia a vida de atleta com o de pa­les­trante no projeto Eu Sou da Corrida, que incentiva as pessoas a deixarem o sedentarismo e iniciarem uma atividade esportiva, e de profissional da área de turismo. Com mais de 200 provas no currículo, incluindo 11 maratonas e uma ultramaratona, Augusto, em suas palestras, fala da importância da prática esportiva na melhoria na sua qualidade de vida, refletindo positivamente na vida pessoal, profissional e social. “A corrida pode mudar vidas. Pode transformar vidas. Aconteceu comigo e é o meu exemplo de vida que levo para as palestras. Correr é vida!”, afirma.

E Augusto realmente fala é da sua própria vida. Apaixonado por esportes, ele sempre se exercitou. Porém, muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos – casamento, filhos, muito trabalho, redireciona­mento profissional – e ele adquiriu 42 quilos e passou a ser sedentário. Voltou a praticar atletismo, readquiriu a forma física e retomou as corridas para valer. Nascido em São Paulo e administrador de empresas por formação, há 25 anos atua na área de turismo, entretenimento e eventos.

Atualmente, concilia a vida de atleta à de palestrante e à de gerente de marketing do Complexo Turístico Hot Beach. Em dois anos já ministrou 108 palestras em várias cidade do Brasil.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas