08 de julho | 2018

Auditoria vai apurar uma dívida de R$ 1,2 milhão na Prodem em 2017

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Uma auditoria que está sendo contratada por determinação do prefeito Fernando Cunha vai apurar a origem de uma dívida de aproximadamente R$ 1,2 milhão, que aparece no balancete do ano passado, 2017, da empresa pública Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal). A informação foi divulgada durante entrevista que ele concedeu na quarta-feira desta semana, dia 4, ao jornalista José Antônio Arantes, âncora do programa Cidade em Destaque, que vai ao ar diariamente pela rádio Cidade FM.

De acordo com ele trata-se de um débito de ordem tributária. “Chega em dezembro a pessoa me apresenta um prejuízo de mais de R$ 1,2 milhão. Tinha uma dívida de R$ 1,3 milhão e subiu para R$ 2,5 milhão. Eu fiquei indignado com isso”, disparou ao ser questionado a respeito.

A maior parte dessa dívida, de acordo com Fernando Cunha, é de ordem tributária, ou seja, de INSS da parte patronal que não foi recolhido no tempo devido pela empresa. “Não recolheu e escondeu isso de mim”.

Segundo o prefeito é necessário esclarecer tudo o que se passa dentro da Prodem, uma empresa sempre considerada deficitária.

“Eu quero saber onde que abriu esse buraco e quem é que fez isso. É minha obrigação”, reforçou.

De acordo com o prefeito, esse foi o motivo de ter trocado recentemente o presidente da empresa pública. “A gente nomeia alguém, delega responsabilidades e quer diretrizes: olha a Prodem tem que ser saneada, tem que pagar as dívidas”, justifica.

Como se recorda, o prefeito Fernando Cunha baixou o Decreto número 7.143, com a data da terça-feira desta semana, dia 26, criando uma comissão municipal com a finalidade de acompanhar uma auditoria contábil orçamentária independente na Prodem.

Segundo o Artigo 1.º, ficou determinado que a Controladoria Geral do Município proceda à auditoria contábil e financeira na empresa municipal Prodem, tendo em vista os resultados financeiros no exercício de 2017, para identificar causas e responsabilidades profissionais relativas aos balanços apurados.

Além disso, de acordo com o Artigo 2.º, foi criada uma comissão municipal para acompanhamento da auditoria contábil e financeira e para propor soluções para a empresa.

A comissão será coordenada pela Controladoria do Município de Olímpia, e será composta pelos seguintes membros: Sandra Regina de Lima – Controladora Geral do Município; Luiz Carlos Rodrigues Rosa Junior – Diretor de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Gestão e Planejamento do Município de Olímpia; e Mary Brito Silveira – Secretária Municipal de Finanças.

 

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