28 de julho | 2019

Bacamarteiros poderão dar tiros à vontade durante Fefol

Compartilhe:

Em razão de se tratar de uma atividade cultural in­serida há décadas no evento, o Batalhão de Bacamar­teiros, da cidade de Car­mó­polis, que foi confirmado nesta semana pela organização do 55º Festival do Folclore, poderão disparar quan­tos tiros quiserem, durante sua estadia na Estância Turística de O­lím­pia, para participar do 55.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), que começará no sábado da próxima semana, dia 3. A lei municipal que existe em Olímpia proíbe apenas a soltura de foguetes.

A confirmação do grupo se deu junto com os anúncios da vinda do junto com o Parafuso e Lavadeira, ambos da cidade de Lagarto. Trata-se de três dos mais tradicionais grupos folclóricos do Brasil que sempre se apresentam na cidade.

Neste ano, o FEFOL será realizado de 03 a 11 de a­gosto, com entrada gratuita, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Pro­­fessor José Sant­’anna”.

As atividades do Baca­mar­­teiros surgiram por volta de 1780, com um grupo no qual os negros dos engenhos de cana-de-açúcar, do Vale do Cotin­gui­ba, brincavam de roda e atiravam com uma arma artesanal conhecida como Bacamarte.

Atualmente, o Batalhão de Bacamarteiros possui 60 integrantes, entre homens, mulheres e crianças. Os instrumentos musicais são fabricados com a madeira do jenipapo, couro de animais e sementes.

Para fabricar a pólvora, é utilizado o carvão produzido a partir da umbaúba, cachaça e enxofre. Durante os festejos juninos, a­con­tece o ritual do Pisa Pólvora para comemorar os Santos do mês.

A musicalidade e o ritmo contagiante encantam todos que assistem às a­pre­sentações do grupo pe­lo país.

O Batalhão de Bacamar­teiros exibe a riqueza da cultura africana disseminada por aquela região e é uma marca inconfundível da cultura de Carmópolis. O grupo se apresenta nas festas juninas, embele­zan­do o município com a alegria das roupas, com o barulho dos tiros e a graciosi­dade da dança e dos re­pen­­tes. Nas ruas, o colorido especial das bandeirinhas, balões e fogueiras enfeitam a cidade nas festividades.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas