10 de maio | 2009

Bazar Distribuidor pede concordata

Compartilhe:

 

A Bazar Distribuidor entrou na justiça de Olímpia, no dia cinco de maio, terça-feira desta semana, com pedido de recuperação judicial da empresa Distribudora Zangirolami Ltda. De acordo com um comunicado enviado a fornecedores, cuja cópia chegou através de e-mail à redação desta Folha da Região, a principal finalidade é a preservação dos aproximadamente 280 empregos atuais.

O pedido, segundo a empresa, tem apoio na Lei 11.101/2005 (Lei de Falências e Recuperações Judiciais). O processo tramita na 3.ª vara com o número 400.01.2009.004127-1, sem ainda uma decisão até o final da tarde de ontem.

De acordo com a Lei 11.101/2005 esta é a forma de viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção do emprego dos trabalhadores e interesse dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

A empresa, que atua há 46 anos no mercado nacional (começou com uma pequena loja de armarinhos), na venda e distribuição de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos, esclarece que preenche todos os requisitos do artigo 48 da Lei no 11.101/05 para solicitar a recuperação judicial. No plano de recuperação oferecido pela empresa à justiça constam a adequação e reorganização dos custos, terceirização das entregas e empregabilidade.

O pedido de recuperação judicial relaciona vários motivos: crise financeira mundial; falta de novas linhas de créditos e restrição às antigas, no mercado financeiro, dificultando a obtenção e renovação das linhas de capital de giro; restrição de créditos pelos fornecedores, que adotaram políticas de contenção após a crise deflagrada; aumento da inadimplência e renegociações de contratos de vendas; e o processo de substituição tributária, que atingiu a capacidade financeira da empresa que tinha 50% das vendas direcionadas a outros Estados.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas