14 de janeiro | 2007

Caos do “Apagão”: Faltava água em 2 bairros por volta das 13 horas

Compartilhe:

 

No início da tarde de sexta-feira, dia 12, por volta das 13 horas, eram dois os bairros que ainda ressentiam do fornecimento de água que também foi e São José.

 Ajudando no DAEMO (Departamento de Água e Esgbastante prejudicado pelo apagão da quinta-feira (11). De acordo com o secretário municipal de Obras e Viação, engenheiro elétrico Gilberto Tonelli Cunha (foto), eram os jardins Santa Ifigênia oto do Município de Olímpia) – o engenheiro Luiz Martim Junqueira está em período de férias – Tonelli contou que logo após o restabelecimento da energia elétrica, os eletricistas já saíram para religar todas as bombas para restabelecer também o abastecimento de água.

Mas por ser um dia (sexta-feira) historicamente de grande consumo, ainda havia alguns problemas por volta das 13 horas para serem regulados. Por isso estava solicitando que as pessoas deixassem de lavar calçadas, pelo menos até que a normalidade fosse atingida novamente.

Tonelli considerava poucos os pontos críticos. Segundo ele havia algum problema nos jardins Santa Ifigênia e São José. Mas esperava que até o final da tarde de ontem tudo estivesse normalizado: "a partir da meia noite, meia noite e cinco, o sistema entrou com energia firme, todas as casas, todos os setores urbano e rural do município está abastecido de energia". Ainda de acordo com Tonelli, muitas pessoas estavam procurando a prefeitura para apresentar reclamações. Por isso estava indicando o 0800 ou mesmo a CPFL de Barretos para tanto.

O apagão, de acordo com o que explicou, foi provocado por um curto-circuito na linha de 15 mil volts, parte baixa do transformador, "25 mil KVA que recebe energia em 138 mil volts, baixa para 15 mil volts e distribui para a cidade, para os transformadores das ruas que baixam para 220 volts".

O curto foi registrado numa estrutura próxima da subestação, na rua Antônio Benfati, Jardim Paulista e fatalmente atingiu o transformador, explicou Gilberto Tonelli (52).

"É uma situação inédita para nós de Olímpia. Nunca vi. Sou da área, sou engenheiro eletricista, já trabalhei com empresas concessionárias e nunca presenciei uma situação dessa. Queimar um transformador de uma subestação que abastece a cidade toda. É muito raro acontecer", afirmou por volta das 17h30 da quinta-feira".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas