01 de janeiro | 2007

Casamentos diminuem pelo terceiro ano consecutivo

Compartilhe:

Embora sem uma possibilidade de detectar se o motivo está estritamente ligado a uma mudança comportamental, ou se é apenas uma tendência da transformação populacional ou mesmo econômica do município, o fato é que considerando números divulgados a partir de pesquisa de Registro Civil divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados o cartório local, pode-se afirmar que a quantidade de casamentos caem pelo terceiro ano consecutivo em Olímpia.

De acordo com o Cartório de Registro Civil neste ano, incluindo-se os cincos realizados até o dia 14 de dezembro, foram realizados 192 casamentos. Este total é absolutamente inferior ao registrado em 2005 (232) e também no ano de 2004 (252).

Só para se ter uma idéia, para atingir o patamar do ano de 2005 seria necessário totalizar mais 40 casamentos no período de 15 dias. Se considerarmos que até o dia 30 de novembro deste ano o cartório registrou média de 17 uniões por mês, verifica-se que é praticamente impossível que seja atingido o patamar do ano passado.

Considerada a média matemática de 17 casamentos por mês registrada neste ano, chegar-se-ia ao total de 204, número que estaria 12% abaixo do registrado em 2005 e 23,8% dos 252 realizados em 2004.

Para que neste ano se chegue ao mesmo total de 2005 seria necessário somar mais 40 casamentos no período entre os dias 16 e 31 de dezembro, o que significaria que o cartório teria que casar mais de 2,3 vezes a média mensal aritmética verificada de janeiro até então.

Ao avaliar o levantamento feito junto ao Cartório de Registro Civil chega-se à conclusão que é impossível que seja ao menos mantido o total registrado em 2005, que por sua vez ficou 7,9% abaixo do total do ano anterior.

O mês com maior número de casamentos realizados foi janeiro, quando 24 casais passaram pelo cartório. O segundo maior total foi no mês de junho, com 23 uniões. Os meses de julho, setembro e novembro aparecem como terceiros no computo geral deste ano, cada um com o total de 21 casamentos.

O sexto mês em total de casamentos foi abril, com 20. Já o mês de maio, que é considerado historicamente como o mês das noivas, com o total de 12 casamentos, pelo menos por enquanto ganha dos meses de fevereiro (10), março (11), agosto (08), outubro (16) e dezembro, este que até dia 16 teve cinco casamentos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas