17 de abril | 2011

Católicos apresentam Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa

Compartilhe:
 
A comunidade católica, mais precisamente os ligados à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, região leste da cidade, apresentará o Auto da Paixão de Cristo, na sexta-feira, dia 22.


O evento, realizado há mais de 10 anos, ocorrerá a partir das 20 horas, no Recinto de Exposições e
Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, zona sudeste de Olímpia.


“Este evento acontece há mais de 10 anos, mas somente há 4 anos tomou uma dimensão regional. No ano de 2011 fomos inseridos no calendário turístico do Estado de São Paulo, o que engrandece nossa cidade, uma vez que entramos como roteiro turístico”, diz Rodrigo Marine, um dos organizadores.


O espetáculo teatral é realizado pela Associação Cultural Anastasis e tem registrado um público médio estimado em seis mil expectadores.


Consta da encenação uma das histórias mais difundidas e conhecidas: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.


O texto tem fundamentação nos evangelhos encontrados na bíblia e nas tradições orais passadas de geração em geração.


A encenação, gratuita e aberta a todos os públicos, têm classificação livre.


No recinto, o expectador encontrará infraestrutura básica, como praça de alimentação e sanitários, além de estacionamentos abertos.


“O espetáculo é considerado um dos maiores da região, não só em público, mas também em número de atores, já que contamos com aproximadamente 150”, informa o Marini.

Programação da Semana Santa
As atividades religiosas da Semana Santa, nas comunidades católicas de Olímpia, começam na noite deste sábado, dia 16, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Às 20h30 haverá benção de ramos e celebração de missa, na Capela da Comunidade Lambari.

Mas antes, segundo a programação divulgada, às 18 horas, haverá missa e procissão na Capela de Santo Expedito, no Jardim Santa Fé. Às 19 horas, celebração de missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida.

Amanhã, dia 17, às sete horas, haverá benção e procissão de ramos na Capela de Santa Filomena, com a procissão em direção à Matriz. Às 7h30, mesma atividade na capela de Santo Expedito, com a procissão em direção à Capela de Santo Antônio da Cisoto; Capela de Santa Clara para a Capela Imaculada Conceição; Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a Capela Imaculada Conceição; Comunidade Santa Luzia para Capela São Francisco de Assis; entrada do Distrito Ribeiro dos Santos (quadra de esportes), para Capela de Santo Antônio.

Haverá celebração de missas em todas as capelas receptoras. Já às 10 horas, as mesmas atividades na Praça da Capela de São José, Distrito de Baguaçu.

Às 19 horas, benção e procissão de ramos, saindo da avenida Brasil, estacionamento do supermercado, em direção à Capela de São Benedito, onde será celebrada a Missa de Ramos.

No mesmo horário, missa na Matriz. Na segunda-feira, dia 18, missas na Capela Santa Filomena e Via Sacra na Matriz.

Na quinta-feira, dia 21, missa da Ceia do Senhor (Lava Pés e Instituição da Eucaristia), na Matriz e Capelas de São Francisco, São José (Baguaçu), São Benedito; Santo Antônio (Jardim Cisoto), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Santo Antônio (Ribeiro dos Santos). A partir das 22 horas, Vigília ao Santíssimo Sacramento, na Matriz.

Na Sexta-feira da Paixão, a partir das 7 até 11 horas, na Matriz, Guarda ao Santíssimo Sacramento na Igreja. Às 15 horas, Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo na Matriz, e nas Capelas São Francisco, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José (Baguaçu), São Benedito, Santo Antônio (Ribeiro dos Santos). Às 18 horas, Via-Sacra pelas ruas, saindo da Matriz até o Recinto do Folclore. Às 20, encenação da Paixão de Cristo pela Associação Cultural Anástasis.

No sábado, dia 22, às 20 horas, celebração da Vigília Pascal na Matriz (Salão Fenossa), para todas as comunidades urbanas. No mesmo horário, nas Capelas de São José (Baguaçu) e Santo Antônio (Ribeiro dos Santos).

No domingo, às 8h30, missa nas Capelas de Santo Antônio (Jardim Cisoto), Santa Clara e S. Francisco.

Às 9 horas, celebração de batizados na Matriz; às 10 horas, missa na Capela rural Nossa Senhora Aparecida (Limoeiro); às 19 horas, missas na Matriz e Capela de São Benedito.

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Domingo do Ramos pela manhã: Cada comunidade organiza sua procissão dirigindo-se à Matriz, terminando com a Santa Missa. A missa será celebrada após a chegada das procissões, por volta das 10 horas. Às 19 horas missa na Matriz.

Na segunda-feira, às 20 horas, Missa e Confissão Comunitária, na Matriz; na terça-feira, às 20 horas, mesma atividade na Comunidade de Santa Rita.

Na quarta-feira, dia 20, às 19h30, missa do Crisma (Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais), presidida pelo bispo Dom Edimilson Amador Caetano,  com a presença de todos os padres da Diocese, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Barretos.

Na quinta-feira, às 20 horas, missa do Lava-Pés e, em seguida, o Santíssimo Sacramento fica exposto para adoração até meia-noite.

Na sexta-feira, 5 horas, iva-Sacra (saída: Santa Rita/chegada: Matriz), 8 horas, reflexão do monsenhor Antonio pela rádio Menina AM; 9 horas, Participação das crianças na Paixão do Cristo, na Matriz; 16 horas, Celebração da Paixão e Morte de Cristo, na Matriz.

No sábado, dia 16, Celebração da Vigília Pascal; e no domingo, 9 horas, Missa com Jovens na Comunidade Santa Rita; às 10 horas, batizados na Comunidade Santa Rita; e 19 horas, Missa da Páscoa na Matriz.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ
No Domingo de Ramos, procissão de ramos, saindo das comunidades da paróquia com destino à Matriz, onde haverá a Benção dos Ramos e Missa, às 9 horas. Na terça-feira, 19h30, procissões do Encontro, saindo da São José e Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Guadalupe.

Na quinta-feira, 20 horas, missa da instituição da eucaristia e lava-pés, na Matriz e, entre 21h30 e meia noite, a Vigília Eucarística. Mesma atividade na Sexta-Feira Santa, entre 6 horas e 14h30.

Às 15 horas, Paixão de Cristo Segundo as Crianças e Celebração da Paixão do Senhor, na Matriz. A noite, procissão do Senhor Morto, na Matriz, às 19h30.

No sábado, às 21 horas, Missa da Vigília Pascal, na Matriz; e no domingo, às 19 horas, Missa da Páscoa, na Matriz.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas