14 de junho | 2009

Cerca de 25% da população sobrevive com renda per capta mensal de R$ 137,00.

Compartilhe:

O município de Olímpia tem aproximadamente 4,5 mil famílias consideradas de baixa renda, segundo o endereço eletrônico do Programa Bolsa Família, conforme foi apurado pela reportagem desta Folha da Região, na sexta-feira, dia 12. O número pertence ao cadastro único, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e representa cerca de 28% da população local.

De acordo com a verificação do quadro que representa resultados do dia 30 de abril de 2008, são 4.467 famílias identificadas pelo Cadastro Único, que é um instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda, ou seja, aquelas com renda familiar per capta menor ou igual a meio salário mínimo.

Se considerarmos a média de pessoas que compõem uma família em Olímpia, que segundo a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 3,18 pessoas cada uma, chega-se a um total aproximado de 14.200 pessoas, o que representa cerca de 28,2% do total da população que, também segundo o IBGE, é de 50.215 habitantes.

Entretanto, o total de famílias consideradas de baixa renda pelo Cadastro Único, não representa o total de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, principalmente em razão das condições exigidas pelo programa. De acordo com o site Olímpia tem 3.962 famílias cadastradas no programa. Porém, nem todas recebem os benefícios.

Por esse detalhe chega-se à conclusão que, considerando a mesma média do IBGE, que o município tem de 25% de sua população vivendo em condições de receberem o benefício do Programa Bolsa Família, ou seja, que sobrevivem com renda per capta mensal de até R$ 137,00.

No entanto, o Programa Bolsa Família não atende a todas as famílias contabilizadas no Cadastro Único. De acordo com o mesmo site, o benefício chegou para apenas 2.029, segundo os números informados relativos à data de 30 de abril, cerca de um mês e meio atrás.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas