10 de maio | 2009

Cerca de 72% dos internautas viram realizações em quatro meses

Compartilhe:

 

Aparentemente mais exigentes, cerca de 71,8%, ou seja, 153 internautas afirmaram que o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, conseguiu realizar mais do que poderia nos primeiros quatro meses de seu governo. Eles votaram na enquête eletrônica proposta pela editoria desta Folha da Região, no site www.ifolha.temmais.com, que ficou no ar entre os dias 28 de abril e oito de maio, quinta-feira desta semana.

Porém, para outros 21,1%, ou seja, para 45 internautas, ele realizou, mas abaixo do que poderia. Já para outros 15 que votaram, o que representa 7% do total que respondeu à enquête, ele realizou apenas o que qualquer um faria no lugar de prefeito.

A enquête perguntava também, em quais áreas o prefeito conseguiu fazer alguma coisa.

Neste caso foram apresentadas sete opções. A que recebeu mais votos foi a opção melhoria da saúde que recebeu 59 votos, ou seja, 31,9% do total de internautas que responderam.

A segunda opção mais votada foi tapar buracos nas ruas que foi apontada por 42 internautas, o que significa que recebeu 22,7% dos votos. Em seguida aparece a limpeza da cidade com 38 votos, ou 20,5% do total que respondeu à enquête.

Ainda no mesmo sentido outros 37 internautas votaram na opção promover festas, o que representa cerca de 20% do total dos votos. A quinta opção mais votada foi a de outros setores da administração. Neste caso foram sete internautas ou cerca de 3,8% dos votos. Por fim aparecema distribuição de água e a geração de empregos que receberam um voto cada.

Na enquête eletrônica a editoria propôs também a obtenção de opiniões sobre qual seria o ato mais negativo do prefeito nos primeiros quatro meses. Para tanto propôs seis opções de escolha aos internautas.

Neste caso, embora a maioria, ou seja, cerca de 63,7% dos votos tenha apontado a opção relativa a outros tópicos, o que representa os votos de 146 internautas, pode se afirmar que o estaque ficou para o reajuste da taxa de lixo que recebeu 17,1% dos votos. Essa opção foi a escolhida por 25 internautas que responderam à proposta do jornal.

Em seguida, mas com uma grande diferença, aparece a nomeação de correligionários para ocupar cargos em comissão que recebeu 13 votos, ou seja, cerca de 8,9% do total. A contratação de pessoa de outra cidade para a Secretaria do Planejamento foi votada por 6 internautas, ou seja, 3,4% do total de votos.

Bastante perto andou o reajuste da tarifa de água que recebeu 5 votos, ou seja, 3,4% do total e, por fim, a contratação também de pessoa de outra cidade para dirigir o DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia), que foi votada por quatro internautas ou seja, cerca de 2,7% do total.

Nova secretaria

Mas a enquête proposta aos internautas não se limitou apenas em obter opiniões sobre o trabalho realizado pelo prefeito Geninho nos primeiros quatro meses e ainda nas nomeações de dois ‘estrangeiros’ para ocupar dois cargos em comissões.

Ao mesmo tempo também procurou saber se na opinião das pessoas que vistam a página do jornal na Internet (Rede Mundial de Informações), se o prefeito agiu corretamente ao nomear Huberto José Puttini para uma secretaria, conseqüentemente levando o engenheiro Luiz Antônio Moreira Salata para seu lugar na câmara municipal.

Nesse caso, 93 internautas votaram que sim, ou seja, cerca de 67% do total dos votos e outros 46, ou sejam, cerca de 33%, votaram que não. Vale lembrar que o vereador licenciado, Humberto Puttini, foi nomeado para a Secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, criada pelo ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, mas instalada somente agora.

Enquête anterior

As avaliações das realizações do prefeito Geninho nos primeiros quatro meses de sua administração começaram no início do mês de março, através de uma enquête que ficou no ar entre os dias seis de março e 28 de abril, votada 519 pessoas que visitaram o site do jornal.

Nela 314 internautas, ou seja, 60,5% votaram que ele conseguiria realizar alguma coisa nos primeiros quatro meses de governo e, outros 205, o que representa 39,5% dos votos, afirmaram que não.

A proposta também continha opções de escolha dos setores que acreditavam receberiam atenção nesse primeiro período: 104 (30,5%) achavam que ele conseguiria limpar a cidade; um total idêntico achava que ele melhoraria a saúde; 102 (29,9%) que recapearia as ruas; e ainda 31 (9,1%) acreditava que aumentaria os empregos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas