13 de novembro | 2011

Cetesb dá 30 dias para mudar tratamento de esgoto da lagoa para nova Estação no Sta. Fé

Compartilhe:
 

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, concedeu prazo de 30 dias para a Daemo Ambiental, sucessora do Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia (DAEMO), fazer a transição do tratamento do esgoto das atuais lagoas para a estação compacta que está em fase de acabamento no Jardim Santa Fé, zona leste da cidade.

A informação foi passada na tarde da sexta-feira desta semana, dia 11, pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho. Segundo ele, até o final desse prazo, o sistema de tratamento será acelerado com a injeção de produtos para eliminar ou ao menos diminuir o mau cheiro.


De acordo com o prefeito, embora afirmando que a obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Santa Fé, que será compacta, já esteja concluída, o local agora passa por uma fase de testes e conclusão dos serviços de instalações elétricas.


Enquanto isso, o esgoto gerado pelos moradores do conjunto habitacional Village Morada Verde, que acredita inicialmente serão poucos, continuará a ser tratado nas antigas lagoas de tratamento que, nos últimos dias receberam uma adequação para tanto.


A nova ETE tem capacidade para tratar detritos gerados por até 25 mil habitantes, segundo a informação dada pelo secretário de Obras, Engenharia e Meio Ambiente, Gilberto Tonelli Cunha, em entrevista que concedeu à TV TEM, afiliada da Rede Globo de São José do Rio Preto.


A reportagem tratava de um dos maiores problemas ambientais da região, ou seja, a falta de tratamento de esgotos, inclusive de Olímpia, que recebe amanhã o novo residencial. “Vai atender essa região da cidade que está em pleno crescimento”, disse.


De acordo com Tonelli, há mais de 4,5 mil lotes sendo lançados nessa região da cidade, todos de loteamentos particulares. “É uma previsão de atender até 20 mil pessoas aqui nesta Estação de Tratamento de Esgoto”, acrescentou.


OBRA ATRASADA


Embora com atraso de mais de dois meses, a nova ETE substituirá as atuais lagoas de tratamento, por causa da construção do Village Morada Verde, empreendimento que será inaugurado neste sábado, dia 12, por volta das nove horas, pela Caixa Econômica Federal (CEF).


Quando do lançamento do projeto, as lagoas foram condenadas pela CETESB que, junto com a CEF, exigiu a construção de uma nova estação de tratamento ou que as lagoas fossem transferidas para outro local.


A expectativa inicial era de concluir a obra ainda em agosto, prazo que foi alterado depois para o mês de setembro e, novamente para 31 de outubro. Agora, segunda consta, esse prazo teria se estendido até o final de novembro.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas