16 de março | 2014

Comerciante e ex-vice-prefeito de Olímpia morre aos 83 anos

Compartilhe:

O comerciante e ex-vice-prefeito de Olímpia, Hélio Alberto Zac­carel­li, morreu na terça-feira, dia 11, aos 83 anos de idade. Foi eleito para o cargo em novembro de 1981 e lembrado pelo tom pacificador ele teve sua passagem marcada em um período histórico da política local. Além disso, foi também jogador profissional do Olímpia Futebol Clube.

Na política, foi eleito vice-prefeito em 1981, junto com Wilson Zangirolami, candidato a prefeito, com uma diferença de 6.664 votos sobre o segundo colocado, Dr. Waldemar Lopes Ferraz. A vitória representou a quebra de uma tradição municipal que existia até então.

Como se recorda, a família Fer­raz era muito conhecida pela sua força política. Waldemar Lopes Ferraz, por exemplo, que teve 2.639 votos naquela eleição, foi deputado estadual.

De acordo com o historiador José Maria de Jesus Maragoni, em sua revista editada no início desta década, fazia 20 anos que um prefeito não conseguia fazer seu sucessor.

Mas desta feita o então prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, que disputava a eleição para deputado estadual, quebrou o “tabu” e elegeu Wilson e Hélio Zaccarelli.

A última vez que isso tinha se verificado foi em 1955 quando Waldemar Lopes Ferraz, fazendo coligação com Francisco Bernar­des Ferreira, elegeu Álvaro Brito para prefeito. Depois disso, a dificuldade para se eleger um sucessor ficou ainda mais difícil.

CRAQUE NO FUTEBOL

Por outro lado, segundo consta no site do Olímpia Futebol Clube, Hélio Alberto Zaccarelli, foi um dos maiores ídolos da história do Olímpia Futebol Clube. Zaccarelli foi o atleta que mais atuou com a camisa do Azulão do Vale, tendo defendido as cores do Olímpia FC por mais de 20 anos. Pro­fis­si­ona­lizado com apenas 16 anos, Hélio Alberto Zaccarelli era conhecido como “Grande Capitão” por seu porte físico e liderança nata.

Zacarelli recebeu convites de times da capital paulista, mas seu pai na época recusou a liberação do então atleta profissionalizado recentemente.

Apesar de atuar em uma posição de muita pegada, era zagueiro, Zaccarelli se destacava pela postura clássica. Nunca desferiu um pontapé em seus adversários, fato este destacado sendo que por toda sua carreira foi expulso de campo apenas uma vez.

Em 2012 Zacarelli foi homenageado e recebeu uma placa no Estádio Tereza Breda.

O time que ficou para a história, segundo relata o historiador José Maria de Jesus Marangoni, foi de 1960, que foi campeão do Setor Cafeeiro e da Série 33.

Além de Hélio Zaccarelli, o time então dirigido por Antônio Carlos Moreira Gomes, era composto também por Moacir, Hélio, Vieira, Claudinei, Procópio, Alemão, Bis­tinga, Zezinho, Serrano, Carneiro, Gudu, Márcio, Onélio, Joel, Laerte, Guélo e Botão

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas