10 de julho | 2011

Comissão anuncia mais 12 grupos e cinco estados

Compartilhe:
 
De acordo com a comissão organizadora do 47º edição do Festival Nacional do Folclore (Fefol), o evento que neste ano foi antecipado para o mês de julho terá 65 grupos folclóricos e parafolclóricos, ou seja, 12 a mais do que foi anunciado uma semana antes. O número de estados representados também aumentou, passando dos 11 para 16.


Pelo menos é o que se pode depreender das informações publicadas nesta semana, no site oficial do evento. Consta, ainda, segundo foi divulgado ontem pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, que devem ser 15 apresentações inéditas, dentre elas Grupo Folclórico Lindroamor Axé, da Bahia, aparentemente folclórico.


“Depois de 47 anos, ainda conseguimos trazer grupos novos. Isso é a riqueza do nosso País, que é quase um continente. Além disso, tem o nosso trabalho de garimpar os inéditos”, declarou ao jornal, a coordenadora cultura do evento, Maria Aparecida de Araújo Manzolli.


Segundo ela, além de “descobrir” alguns grupos, o evento favorece a perpetuação de outros.

“Grupos que correm risco de ser extintos são incentivados pelo festival. Um grupo do Piauí, que estará aqui pela terceira vez, retomou as suas atividades por causa do evento”, disse.

Este ano, o Estado homenageado será Rio Grande do Norte. Por isso, durante todo o Fefol o Recinto dos Festivais vai abrigar a culinária, o artesanato, a dança potiguar. “Teremos também cordelistas e repentistas”, diz Maria Aparecida. Outra novidade deste ano é que o recinto irá abrigar toda tarde uma parada folclórica. A cada dia, dois grupos farão suas apresentações.


No entanto, segundo consta no site oficial, ainda podem ocorrer mudanças. Como ocorre em todas as edições podem vir grupos que não foram convidados e os que apenas participam do desfile de encerramento.


Segundo a organização, 12 escolas da rede oficial de ensino estão sendo preparadas para abrigar aproximadamente 1,7 pessoas, todas integrantes de grupos que passarão pelo festival.


HORÁRIOS RÍGIDOS NO PALCO

Por outro lado, a coordenadora, devido ao número de grupos, promete bastante rigidez no tempo de palco de cada apresentação. “Uma mudança num horário, muda todos os demais e também a disposição dos grupos, por isso, este ano, vamos ser mais rígidos com horários e número de participações no palco principal”, justifica.

Virão 16 Estados para Olímpia e respectivo número de grupos: Alagoas (2), Bahia (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Maranhão(1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (6), Pará (6), Paraíba (1), Pernambuco (1), Paraná (2), Rio Grande do Sul (2), Rio Grande do Norte (8), Santa Catarina (1), Sergipe (1) e São Paulo (8), além de Olímpia (21).


NOVA LISTA DE ESTADOS E
GRUPOS CONFIRMADOS

Alagoas:
Grupo de Expressões Parafolclóricas e Folclóricas Flor da Serra; Bahia: Grupo Folclórico Lindroamor Axé; Ceará: Associação Cultural Maracatu Az de Ouro (com o “Terra da Luz”, que virá prestar homenagem ao professor Freitas, coordenador falecido, com amigos de Olímpia); e Associação Cultural do Sítio Logradouro Grupo Maria Bonita.


Espírito Santo: Grupo Andora da Universidade Federal do Espírito Santo; Maranhão: Boi de Palha; Mato Grosso: Grupo Parafolclórico Vitória Régia; Minas Gerais: Grupo Folclórico Moçambique O Manhoso; Grupo Terno de Congo Os Marinheiros de Itaú de Minas; Companhia de Reis Unidos dos Marinheiros; Terno de Congada do Menino Jesus Família Jerominho; Grupo Folclórico Terno de Congo Chambá; e, Grupo Folclórico Moçambique Diamante.


Pará:
Grupo Frutos do Pará; Associação Cultural Ambiental e Desportiva Balé Folclórico Paramazon; Grupo de Expressões Folclóricas Caboclo Marajoara, Grupo Carimbo Sancari, Grupo de Projeção Folclórica Kuarup; e, Grupo de Manifestações Culturaes “Nayaná” .


Paraíba:
Grupo Folclórico Reisado de Zabelê; Pernambuco: Grupo Parafolclórico Papanguarte;

Paraná: Grupo Universitário de Danças Parafolclórico Fogança; e, Grupo Anjos da Guarda; Rio

Grande do Sul: Centro de Tradições Gaúchas Estância da Serra Osório; e, DTG Pai João.

Rio Grande do Norte: Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina; Grupo Folclórico Caboclinhos; Grupo Folclórico Boi Calemba Pintadinho; Grupo do Rei de Congo do Mestre Bebé de Major Sales; Grupo de Caboclos de Major Sales; e, Grupo Folclórico Pastoril Estrela do Mar; Companhia de Dança e Cultura Popular Potiguar Macambiaraes; e, Grupo Parafolclórico Balé de Cultura Popular Mario Covas;

Santa Catarina: Grupo Folclórico “Filhos da Terra”; Sergipe: Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros.

São Paulo: Fandango de Chilena dos Irmãos Lara de Capela do Alto; Associação Folclórica Reis do
Sergipano e Bumba Meu Boi do Guarujá; Grupo Jongo de Piquete; Companhia de Moçambique Unidos a São Benedito do Parque Bandeirantes Taubaté; Grupo Folclórico Congada Marinheiros de Franca; Grupo Folclórico Congada Unidos de Patrocínio; Grupo Reisado Mirim “Mestre Zacarias de Matos”; Grupo Folclórico Caiapó; e, Grupo Folclórico Samba Lenço de Mauá.


Grupos locais: Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas e Solidariedade; Grupo Folclórico Terno de Moçambique; Grupo Folclórico Dança de São Gonçalo; Grupo Folclórico Recomenda das Almas; Companhia de Santos Reis Lapinha de Belém; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra; Companhia de Santos Reis Os Filhos de Maria; GODAP (Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça); Grupo de Capoeira e Folclore Raízes de Olímpia; Companhia de Reis Magos do Oriente; Coral Mensageiros de Cristo; Companhia de Reis Estrela Guia; Grupo Folclórico Terno de Congada Chapéu de Fitas; Companhia de Santos Reis Incenso, Ouro e Mirra; Companhia de Reis Os Visitantes de Belém; Companhia de Santos Reis Fernandes; Companhia de Reis Estrela Guia; e, Companhia de Reis Os Mensageiros da Paz; Companhia de Reis Os Visitantes de Belém; Cia de Reis Caminho de Belém; e, Cia de Reis Os Viajantes de Belém.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas