16 de agosto | 2022

Comissão Organizadora estima em 160 mil o público recorde do 58º Fefol

Compartilhe:

O próximo Festival será de 5 a 13 de agosto de 2023, com Parafusos homenageado.


Com a presença de aproximadamente 160 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, durante os 9 dias da 58ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que terminou na noite de domingo (14), superando as expectativas e encantando o público e os grupos participantes.

O clima de entusiasmo com a retomada do evento presencial, após dois anos, movimentou a festa todos os dias, refletindo nos números da edição, que bateram recorde. Segundo a Comissão Organizadora, mais de 160 mil pessoas passaram pelo festival, durante os nove dias, o maior público registrado na história, com destaque para os dois sábados.

No dia da abertura, 06 de agosto, cerca de 25 mil pessoas marcaram presença na festa, enquanto este último sábado (13) foi ainda mais significativo, com cerca de 30 mil. A ansiedade para a volta do evento era tão grande que nem a chuva da terça-feira (09) e a frente fria, que chegou na quarta (10), espantaram o público. Na despedida, nesse domingo, o Recinto registrou movimento o dia todo, com mais de 23 mil pessoas presentes.

A revitalização da arena do Recinto, com piso intertravado, nova pintura e palco fixo, os camarins construídos, a reforma do banheiro, a qualidade do parque de diversões, a decoração temática da edição, a presença da Guarda Civil Municipal e a boa estrutura oferecida aos grupos estão entre os pontos que chamaram a atenção dos participantes e presentes.

Realizado de 06 a 14 de agosto, o 58º FEFOL reuniu mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 18 estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, de onde veio o grupo homenageado da edição, a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, que foi também inspiração para o emocionante Espetáculo de Abertura preparado pela secretaria municipal de Educação, com alunos da rede municipal de ensino e grupos convidados.

Com diversas atividades gratuitas na programação, o festival encantou o público no palco do Recinto, nas ruas da cidade, nas brincadeiras infantis, Minifestival, Seminários, Simpósio, Missa e muito mais. A Passarela do Folclore e o Circuito de Santos Reis, novidades deste ano, também encantaram o público, levando os grupos a confraternizar com as pessoas, em diversos espaços do Recinto.

O encerramento da festa começou no domingo (14), pela manhã, com o desfile, que neste ano foi realizado com a passagem dos grupos pela Arena e mais de 3.300 pessoas presentes. À noite, o palco ficou por conta de apresentações de sete grupos, com a despedida feita pelo Parananin, de Belém-PA, seguida da exibição do vídeo de encerramento, com um balanço da festa.

As homenagens também marcaram o evento, lembrando, em diversos momentos da festa, dançarinos e personalidades que fizeram e fazem história no festival. Uma surpresa também emocionou o Grupo Parafusos, de Lagarto-SE, escolhido para ser homenageado na edição de 2023, com anúncio feito no palco, na noite de sábado (13).

O sucesso do 58º FEFOL foi confirmado ainda pelo impacto na Internet. Mais de 100 mil visualizações foram registradas nas transmissões ao vivo da programação, no Youtube e Facebook, com pessoas alcançadas até mesmo em outros 20 países. As redes sociais do festival cresceram significativamente neste ano, com aumento de mais de 240% no alcance, no último mês, no Instagram do FEFOL. Foram cerca de 70 mil visualizações nas postagens e 400 mil impressões na rede, de forma orgânica. Na TV, a ampla cobertura, principalmente, da TV TEM (afiliada Rede Globo), parceira institucional do evento, levou ao público conteúdo diário sobre a festa, com destaque não só regionalmente, como na mídia Estadual e também Nacional.

Em 2023, o maior encontro da cultura popular brasileira será de 05 a 13 de agosto, na 59ª edição do FEFOL.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas