15 de abril | 2017

ComTur quer R$ 2,3 milhões para iniciar a construção de centro cultural na Estação

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Durante reunião realizada na noite de segunda-feira desta semana, dia 10, pelo ComTur – Conselho Municipal de Turismo de Olímpia, ficou definido o montante de R$ 2,3 milhões para dar início à construção e implantação de um centro cultural no espaço da Estação Ferroviária, que fica localizada no centro antigo da cidade. O valor ficou definido após a apresentação de um projeto pelos arquitetos Sérgio Oliveira e Rosely Seno.

Os 42 novos representantes do ComTut realizaram a primeira reunião de 2017, na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Convocados pelo prefeito Fernando Augusto Cunha, os 21 membros titulares e seus suplentes participaram do encontro para tomar posse, eleger o novo presidente e apreciar o projeto de um Centro Cultural e Turístico para o prédio da Estação Ferroviária.

Após o término do último mandato do ComTur neste mês, o Conselho foi reestruturado pelo prefeito e pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luiz Salata, para torná-lo mais representativo e eficiente nas decisões sobre o setor turístico.

“O ComTur é uma oportunidade que eu vejo de a gente ativar a participação da nossa sociedade, a nossa inteligência para o planejamento do futuro da nossa cidade. O ComTur representa o setor mais significativo para o PIB do nosso município e, além disso, adquiriu uma importância fundamental porque ele é uma instância necessária para conseguirmos as verbas do DADE”, ressaltou o prefeito.

UNANIMIDADE

Para presidente do ComTur foi eleito por unanimidade o engenheiro Jorge Luiz Noronha, representante dos Gestores de Atrativos Turísticos (Thermas dos Laranjais). Ele indicou para vice-presidente o representante dos Meios de Hospedagem e ex-presidente do Conselho Rafael Pereira Almeida, e para secretária Débora Vicente, representante dos agentes colaboradores de Atrativos Turísticos.

A Estância Turística de Olímpia pleiteia uma verba de 2,3 milhões de reais, referente ao recurso do DADETUR 2017, para dar início à construção do centro cultural. O projeto contempla a preservação e o restauro de características originais do prédio da Estação, que irá abrigar cinco alas: Cultural (pinacoteca), Alimentação (dois vagões restaurantes), Infantil, Artesanato e espaço para apresentações, com palco e estrutura que faz referência a um coreto. A proposta foi aprovada pelo Conselho e seguirá para apreciação do Estado.

Com caráter consultivo e deliberativo, o Conselho Municipal de Turismo da Estância Turística de Olím­pia foi criado em 1969 com o objetivo de unir esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil para discutir as questões referentes ao desenvolvimento turístico do município.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas