16 de março | 2016

Confirmado primeiro caso de gripe suína em Olímpia em 2016

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na quarta-feira, dia 16, que foi registrado o primeiro caso positivo para a Influenza (H1N1), vírus causador da gripe suína no município de Olímpia, em 2016.

Consta que a paciente já foi medicada e liberada pela Santa Casa e não oferece risco de contágio da doença. Outro caso suspeito foi registrado, porém, ainda está aguardando resultado oficial dos exames.

O Noroeste Paulista registra um alto número de ocorrências de pacientes infectados pelo H1N1, fator que aumenta a preocupação dos municípios. Na região existem quase 100 casos confirmados.

A cidade que lidera o ranking com mais infectados é Catanduva, com 35 casos positivos, porém sem nenhuma morte. General Salgado, Mendonça, Mirassol, Tabapuã, Jales, Zacarias e Rio Preto registraram mortes pela doença, totalizando 12 óbitos. O início da campanha de vacinação está marcado para o dia 30 de abril.

A H1N1 é uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.

Os sintomas da H1N1 são: febre acima de 38º C, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.

A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas