07 de outubro | 2007

Corregedoria do Detran investiga CNHs falsas em Olímpia

Compartilhe:

 

A Corregedoria do Detran investiga uma denúncia de fraude na expedição de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) de motoristas da cidade de Olímpia, que teriam sido emitidas irregularmente na cidade de Icém. O esquema ilícito funcionaria há pelo menos cinco anos, período em que foram emitidos cerca de seis mil documentos na cidade.

Consta que supostamente aliciados por representantes de auto-escolas da cidade de Icém, motoristas estão suspeitos de forjar comprovantes de residência para retirar o documento na cidade, onde o preço cobrado pelas auto-escolas é considerado baixo. Nesses casos, funcionários da Ciretran facilitariam os exames de habilitação e renovação. O delegado da Ciretran de Icem, Pedro Curti, nega o envolvimento de seus funcionários. De acordo com o delegado de Guaraci, Mário Renato Depieri Michelli, que denunciou o caso ao Detran, dentro do esquema os aliciadores recrutavam moradores de toda a região e de cidades de Minas Gerais para retirar ou renovar a CNH em Icém.

Mário Michelli teria constatado que pelo menos 37 motoristas de Guaraci foram aliciados pelos agentes de Icém. Os candidatos, segundo denunciou, iam de ônibus fretados até a cidade. Todos foram indiciados por falsidade ideológica. Consta que somente nos últimos dois anos 150 moradores de Guaraci teriam utilizado o esquema, que também teve o envolvimento de moradores de Olímpia, São José do Rio Preto, Severínia, Altair, Cajobi e Embaúba, no noroeste paulista, e Frutal, Fronteira e Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o candidato a motorista retire a CNH na cidade onde tem domicílio. Assim, os envolvidos forneciam endereços falsos de Icém, por meio de declarações assinadas em cartório.

Na denúncia ao Detran, Depieri aponta a possível participação de funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito de Icém no esquema. Não há prazo para o fim da apuração, de acordo com a assessoria do Detran.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas