17 de maio | 2020

Crescimento de casos confirma que o vírus está se propagando na cidade

Compartilhe:

ESCALA ASCENDENTE!     Casos devem continuar crescendo com relaxamento do isolamento e da prevenção.

Sem prognóstico oficial e sem estudo científico, mas pelo percentual de crescimento comparado com o de todo o Estado, espera-se que em três a quatro semanas a cidade deva atingir seu pico de contaminação.

JOSÉ ANTÔNIO ARANTES

Com a confirmação de mais oito casos de contaminação pelo novo coro­na­vírus pela Saúde de Olímpia, na terça-feira, 12, Olímpia sobe para 25 infectados, com um aumento de aproximadamente 350% em apenas 13 dias.

O crescimento vertiginoso de número de casos, no entanto, não significaria que o município estaria chegando ao seu pico de contaminação na pandemia, mas sim que a testagem que a prefeitura local vem realizando após receber 600 testes rápidos, conseguiu detectar até agora mais de 10 casos de infecção por profissionais da Saúde.

Quase 300 testes já foram realizados entre os profissionais da UPA, da Santa Casa e do sistema de saúde local.

Entretanto, após o surgimento de quatro casos numa mesma família e a descoberta de vários profissionais com o vírus, muitos assintomáticos, pode significar que o vírus definitivamente está em circulação no município.

O pico de contaminações, em razão do relaxamento do isolamento e pelo fato de as pessoas não estarem seguindo com seriedade as normas de higiene e distanciamen­to poderá ser pior do que as autoridades locais haviam previsto.

Não existe estudo nem prognóstico de quando isto deverá acontecer, mas acredita-se que pelo percentual de evolução apresentado até aqui, comparando-se com a escala de crescimento no Estado, ainda levará pelo menos três semanas para que se chegue no ponto de maior contaminação na cidade e microrregião.

Dos 25 casos confirmados até agora pelo menos a metade ou são de funcionários da Saúde ou de pessoas com ligação com eles e o restante seriam casos de cidadãos que podem ter contraído o vírus tanto fora como dentro da cidade.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas