05 de julho | 2021

Criador do Thermas completou 89 anos no domingo. Mais de 30 ampliando, inovando e renovando a sua obra

Compartilhe:

O empresário, idealizador e presidente do parque aquático Thermas dos Laranjais, um dos mais visitados do mundo. Benito é chamado carinhosamente de ‘prefeito sem pasta’.


DA REDAÇÃO
COM LEONARDO CONCON
O criador do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável por Olímpia ter se tornado Estância Turística, empresário Benito Benatti, comemorou neste domingo (4), 89 anos de idade.

O Thermas, em sua página no Face, publicou um vídeo homenageando seu fundador e criador, contando a sua história, que se funde com a do desenvolvimento industrial e turístico da hoje Estância Turística de Olímpia.

TUDO COMEÇOU COM A ÁGUA DE POÇO
QUE PETROBRAS PERFUROU PARA ACHAR PETRÓLEO

Quando a Petrobras tentou encontrar petróleo em Olímpia (438 km a noroeste de São Paulo) na década de 1950, não imaginou que isso mudaria o destino da cidade. A exploração de petróleo foi frustrada, mas a empresa descobriu que o município era fonte de águas termais, com temperaturas que atingem de 26°C a 38ºC.

E, sob a liderança de Benito, um grupo resolveu, então, criar, em 1987, um clube para os moradores locais desfrutarem das águas quentes. Trinta e quatro anos depois, o pequeno clube virou o parque aquático Thermas dos Laranjais, que movimenta o turismo da cidade.

O PREFEITO SEM PASTA

Benito é chamado carinhosamente de ‘prefeito sem pasta’. Ele que viu no Turismo o potencial, não apenas de lazer, mas de progresso de uma cidade até então ligada à agricultura e pecuária.

O projeto para criar o Thermas dos Laranjais foi iniciado em 1985, mas o parque foi inaugurado somente em 1987. Atualmente, ele tem 260 mil metros quadrados e conta com complexos de toboáguas, praias artificiais, pista de surfe, rio lento de corredeira e parque aquático infantil. Todas as atrações têm água com temperatura entre 26°C e 38ºC.

VEJA A ÍNTEGRA DO TEXTO DO VÍDEO

Veja a íntegra da narrativa do vídeo que homenagea Benito, escrito por José Antonio Arantes e Eduardo Lopez:

“Quando conseguimos, num momento importante, a chance de prestar homenagem a uma pessoa que, além de pensar e trabalhar para o sucesso de si e dos seus, também projeta, empreende e trabalha para toda a sua comunidade, é preciso sempre reverenciar sua obra, destacar sua vida e a importância de seus atos para toda a sociedade.

“Este ser, que hoje destacamos, transcende o limite da própria pessoa. É um exemplo de cidadão que luta pela sua cidade, que Deus, com seu dom sublime, abençoou com bondade, garra, força e humildade, e que de forma generosa nos emprestou e colocou no nosso convívio.

“Traduzir em palavras a gratidão de toda uma população e, principalmente, da família Thermas dos Laranjais, não é uma tarefa fácil.

“Mas tudo tem um princípio, um começo, então comecemos pelo nome: Benito é um nome considerado uma versão italiana de Benedito, nome que se originou a partir do latim antigo benedictus, que pode ser traduzido como “abençoado”, “que tem proteção divina” ou “louvado”.

“Benito, homem visionário, exigente, detalhista e arquiteto de seu tempo, buscou se cercar de quem o ajudasse a desenvolver seus sonhos, e se cercou de pessoas que o entenderam e o ajudaram a transformar tudo o que idealizou em realidade, compartilhando a sua obra com toda a população olimpiense.

“Benito é alguém que nos faz acreditar que é possível sempre construir coisas boas e que alcancem sempre um grande número de pessoas. Alguém que nos convence de que tudo o que fazemos está em constante mutação e, portanto, pode ser melhorado.

“Nascido no dia 4 de julho de 1932, filho de Margarida e Giuseppe Valentino Baliano, Benito Benatti, conhecido carinhosamente como seu Benito, em Olímpia construiu seu lar, compôs a sua família e ajudou a construir esta cidade.

“Hoje, cercado pela esposa, Eudirce Bordon Benati, seus filhos Solange e Mauricio, seu genro e seus netos e bisnetos, consegue dividir seu tempo entre eles e o seu sonho que continua sendo melhorado inclusive em todos os tentáculos que consegue alcançar.

“Empresário de sucesso no ramo metalúrgico, não se absteve a criar algo para si e para os seus. O Clube Dr. Antonio Augusto Reis Neves, o Thermas dos Laranjais, começou a ser idealizado há várias décadas, quando enxergava longe e imaginava o que poderia ser feito para a cidade que havia escolhido para fincar suas raízes.

“Imagine quantas ideias e sonhos foram construídos no seu coração e na sua mente até colocar em prática tudo isso?

“O Thermas começou a ser construído no dia em 24 de junho de 1985 sendo inaugurado no dia 07 de novembro de 1987.

“Benito, no início, após sentir que era possível utilizar as águas quentes que poderiam ser extraídas do antigo poço da Petrobrás perfurado na década de 60, começou a propagar o seu sonho com os amigos mais chegados e, ao depois, como uma bola de neve, foi conquistando a população.

“Um projeto ousado para a época, mas que, aos poucos, foi deixando de ser meros rabiscos na prancheta feitos por aquele que foi e é seu companheiro de jornada por mais de três décadas, o atual vice-presidente, o arquiteto Jorge Noronha, para se transformar na realidade que encanta milhões de pessoas que já visitaram o Thermas.

“Foram décadas de muita luta e perseverança.

“Em Olímpia, que já foi a terra do café, da laranja, da cana de açúcar, e até a capital nacional do folclore, não se imaginava que um dia viesse a ser Estância Turística, por causa de um sonho de um visionário que transformou imaginação em realidade.

“E, tudo isso, porque este ser conseguiu simplesmente construir um dos maiores e mais belos parques aquáticos do mundo, inclusive, com atrações inéditas e até aquelas que conseguiu copiar da própria natureza.

“O Thermas do Laranjais hoje, mesmo com toda a situação atual, que ninguém imaginava que pudesse ocorrer, é o parque aquático mais visitado da América Latina e figura entre os cinco do mundo.

“Olímpia, por sua vez, sedimentada por este sonho, além de outras atrações, também expandiu sua hotelaria, hoje é a segunda cidade com mais leitos no Estado de São Paulo e tem muitos milhões sendo aplicados em investimentos voltados ao setor turístico.

“Mais de 10 mil famílias hoje tem o seu sustento, direta e indiretamente, lastreadas pelo turismo e baseadas num sonho que foi sonhado no passado, mas que foi se solidificando com o passar dos anos e poderá alcançar muito mais.

“E o senhor, Seu Benito, é responsável por tudo isso.

“O tempo foi capaz de juntar seus pequenos feitos, obtidos através de sua capacidade de empreender, sua perspicácia e a inabalável vontade conseguir resultados e possibilitar que milhares de pessoas, muitas que o Sr. nem conheceu também viessem a vencer neste jogo fantástico que é a vida.

“Com certeza, neste 4 de julho, dia do seu aniversário, nada mais justo do que reverenciar e destacar a sua ousadia, a sua capacidade de pensar não apenas em si mesmo, mas na cidade que escolheu para chamar de sua.

“Salve Benito Benatti!

“Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe sempre sua vida, a de toda a sua família, alicerce de toda a sua empreitada, e mantenha e faça crescer a sua obra, o marco de sua vida, que você compartilhou com todos nós, moradores desta cidade chamada Olímpia.
Obrigado por tudo.

“Que você e sua família sintam ORGULHO por tudo o que fez por esta terra onde está fincado o Thermas dos Laranjais.

“Esta homenagem lhe oferecemos de pé, com aplausos, que ecoarão por toda a vida com o nosso respeito e gratidão”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas