31 de julho | 2022

Cultura do Brasil volta a se encontrar a partir do próximo sábado no 58.º Fefol

Compartilhe:

CENTRO DA ARTE POPULAR!
Olímpia é oficialmente a Capital Nacional do Folclore instituída pela Lei n.º 13.566/2017.
Fefol terá sete grupos inéditos, cinco deles participando pela primeira vez e dois participaram da edição híbrida, em 2021.

Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio, de São Luís do Maranhão, participou virtualmente em 2021 e, agora, estreará no palco do Recinto.

A cultura de todo o Brasil volta a se encontrar a partir do próximo sábado e até 14 agosto, de forma presencial, durante o 58º Festival do Folclore. A cidade reúne, há quase 60 anos ininterruptos, grupos e manifestações folclóricas de diversos estados brasileiros, e, neste ano, volta a ser o palco da cultura popular no mês de agosto fazendo jus ao título de Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).

Considerado um dos festivais mais importantes do país, em 2020 o evento foi realizado em formato totalmente digital e, no ano passado, a edição foi híbrida, com apresentações gravadas e ao vivo, transmitidas em tempo real pelos canais oficiais do festival, na Internet, alcançando mais de 110 mil pessoas no Brasil e no mundo.

OLÍMPIA É O FOLCLORE BRASILEIRO

Agora, em 2022, o FEFOL chega à sua 58ª edição, celebrando o Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo seu idealizador, Professor José Sant’anna. Com o tema “Olímpia é o folclore brasileiro”, em referência à música “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco, o festival deste ano terá a participação de cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 18 estados de todas as regiões brasileiras.

Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos.

Além dos grupos que possuem longa história de participação no festival, a edição deste ano irá contar com 7 grupos inéditos, cinco deles integram a programação do evento pela primeira vez e dois participaram da edição híbrida, em 2021, e estrearão no palco do festival presencialmente.

HOMENAGEM AO BOI DE MAMÃO

A edição deste ano faz ainda uma homenagem especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – SC, que foi escolhida como grupo homenageado, ilustrando o cartaz oficial do evento. Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a Maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades.

Segundo a Comissão Organizadora do festival, serão mais 1.500 componentes, entre dançarinos, músicos e equipes de apoio dos grupos visitantes. A expectativa de público para este ano é de que mais de 160 mil pessoas passem pelo Recinto de Exposições e Praças de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore), durante a festa, superando o público de 2019, quando foi realizada a última edição nos moldes tradicionais no FEFOL.

Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas