20 de setembro | 2010

Delegada classifica Olímpia entre seis com mais atrativos de lazer

Compartilhe:
 

A delegada regional de Turismo, Heloísa Abudi, classificou o município de Olímpia entre os seis com mais atrativos na área de lazer na região noroeste do Estado de São Paulo, junto com Buritama, Ibirá, Ilha Solteira, Bálsamo, Santa Fé do Sul.De acordo com ela, em São José do Rio Preto ainda são necessários vários investimentos nessa área.

“No turismo é necessário sustentabilidade do negócio, acessibilidade e equipamentos”, disse ao jornal Diário da Região, daquela cidade.O comentário foi feito depois que a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo e o Ministério do Turismo divulgaram novo mapa de regiões turísticas do Estado de São Paulo.

O Estado foi dividido em 34 regiões, dentre elas 15 cidades polo, como é o caso de Rio Preto, Barretos e Araçatuba. O mapa foi elaborado após estudo de dois anos feito pela Secretaria de Turismo e Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

O Noroeste Paulista, área que corresponde a 139 municípios, ficou dividido em seis grupos: Águas Vivas (Catanduva e cidade adjacentes), Águas, Cultura e Negócios (Rio Preto, área entre Ibirá, Adolfo, Tanabi e Icém), Entre Rios (que inclui Santa Fé do Sul e Jales), Vale do Rio Grande (municípios próximos a Barretos) e Tietê Turvo (área que vai de Ilha Solteira, General Salgado e Buritama até Birigui).

Cada região será coordenada por um governante, que poderá escolher a forma de Fórum Permanente de Turismo, Consórcio Inter-regional, Associação Regional de Turismo ou Convention & Visitors Bureau.Esse novo mapa, inspirado em modelo europeu, tem como objetivo mostrar uma nova proposta de regionalização do turismo, divulgando o Estado não só por uma cidade em si, mas mostrando a região na qual ela pertence.

Segundo a delegada regional, esse novo método colabora para que cada região crie sua identidade (logotipo) e além disso divulgue as atrações do município. “Quando se vai participar de uma grande feira, por exemplo, a cidade pode mostrar sua logomarca e as atrações do município.

Com isso, todos vão conhecer a cidade”, acrescentou.Rio Preto se destaca por sediar eventos médicos, de negócios, culturais e lazer. “As Festas de Peão também são grandes atrativos da região, elas passam a identidade cultural da região”, completa.O projeto ainda terá mais duas fases.

No domingo, dia 19, os municípios identificarão os pontos mais fortes do turismo, além de relatar o que deverão ter como prioridade. “Após as cidades passarem por esse procedimento, vamos complementar o mapa com essas informações”, disse Heloísa Abudi.

A fase final será no dia 27 deste mês, quando os gestores de cada região irão participar de uma reunião no Memorial da América Latina, em São Paulo, para delimitar o que cada paulista quer para suas regiões.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas