08 de junho | 2008

Delegada da Mulher aponta o desemprego como causa maior

Compartilhe:

 

 Embora não deixe totalmente de lado as questões ligadas às separações de casais, de acordo com a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Olímpia, delegada Maria Tereza Ferreira Vendramel (foto), o desemprego acaba sendo a principal causa do grande número de tentativas de suicídios registradas na cidade de Olímpia.

"Pelo que nós observamos aqui (DDM), nas ocorrências que vimos registrando, é o desemprego um dos fatores que levam ao desespero e, às vezes, a pessoa tenta o suicídio por isso", declarou,

No entanto, em comparação a outras localidades, Vendramel entende que se trate de um número variável, mas com a agravante de, em grande parte dos casos, as tentativas serem praticadas por jovens na faixa etária entre 18 e 20 anos.

São pessoas que estão começando a vida e já apresentando um quadro de desespero, justamente, segundo a opinião da delegada, por não terem, principalmente, as situações financeira e profissional definidas.

Além disso, há também os casos de famílias que brigam constantemente, principalmente, envolvendo o marido e a esposa: "todas essas dificuldades do dia-a-dia acabam gerando desentendimentos e levando as pessoas à depressão e ao desespero e, consequentemente, ao suicídio".

Maria Tereza conta que vem fazendo tudo que é possível para melhorar a situação. "Como delegada da mulher, vou começar a dar bastante atenção a esses casos que exigem mais tratamento. Vou ver o que consigo na Secretaria da Saúde no sentido de colocar um psicólogo ou uma psicóloga porque acho que é importante", informou.

Há, segundo a delegada, muita carência afetiva e problemas de violência do companheiro, fatores que geram a depressão: "é o que vem ocorrendo muito e o que a gente observa é que a mulher acaba entrando em desespero e, muitas vezes, tentando o suicídio. Muitas vezes através da ingestão de remédios e outras de veneno".

A falta de emprego, na maioria dos casos do marido, sempre gera uma série de discussões entre o casal. Os desentendimentos são, segundo identifica a delegada, quase sempre por causa da necessidade de bens materiais, até para os filhos. Isso tudo gera o mal estar familiar que acaba em violência doméstica.

Entretanto, as separações de casais também influênciam: "registramos bastantes casos que, em decorrência da separação, as vezes a mulher entra em depressão profunda e tenta o suicídio".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas