13 de abril | 2022

Prefeitura desassorea Olhos D’Água para obter maior volume de água

Compartilhe:

 

Resíduos sedimentados e acumuladas serão removidos para ajudar fluidez do fluxo de água.


A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, iniciou nos últimos dias, o desassoreamento do Córrego Olhos D’Água. Segundo a assessoria é mais uma ação de preservação ambiental e dos recursos hídricos.

A limpeza, que está sendo realizada pela secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, além de ajudar no abastecimento e na fluidez do fluxo de água, aumentará o volume de peixes, protegendo os mananciais e garantindo a segurança hídrica da população.

O método consiste na remoção de resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar ainda possíveis inundações decorrentes do transbordamento.

A primeira parte do desassoreamento se inicia a partir da captação do bairro São José até a ponte conhecida como Boca do Túnel.

Posteriormente, também devem passar pelo desassoreamento o curso d’água do Córrego Olhos D’Água, a jusante da ETE Água Limpa e do Córrego dos Pretos, a montante e a jusante da ETE Compacta Córrego dos Pretos.

O Córrego Zambom também passará pelo processo de limpeza dos entulhos, pedras e excesso de areia e há ainda o projeto para desassorear e recuperar a área da antiga represa do Recco.

A ação faz parte de um convênio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) com os municípios, junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Água é Vida – eixo “Rios Vivos”, que prevê a revitalização de 3 mil quilômetros de cursos d’água no período de um ano, em todo Estado. Um investimento de R$90 milhões de reais que abrangerá 260 municípios.

O programa é coordenado pela secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e está dividido em quatro eixos: Águas subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas