19 de agosto | 2007

Desfile de encerramento começa com atraso e público maior que últimos anos

Compartilhe:

 

O desfile dos grupos folclóricos e parafolclóricos, que estava previsto para começar às oito horas da manhã do dia 12 de agosto, domingo passado, só teve início por volta das 9h30, portanto, com mais de uma hora de atraso. O motivo, aparentemente, foi porque o público, que sem dúvida alguma foi superior ao que era verificado nos últimos anos, demorou a chegar à avenida Aurora Forte Neves.

Diferentemente do que vinha ocorrendo nos últimos anos, quando acontecia no período da tarde na avenida Menina-Moça, em direção ao Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, neste ano o desfile de encerramento do 43.º Festival do Folclore (Fefol) voltou a ser realizado na avenida Aurora Forti Neves.

Um dos fatos que chamou a atenção foi a não participação do grupo Godap de Olímpia, em razão, segundo informações de Vivaldo Mendes (IBCP), do grupo ter ido participar de um evento em outra cidade.

Outro fato interessante é que sendo o desfile realizado novamente na Avenida Aurora Forti Neves, além de melhorar o público sensivelmente, houve também maior participação das pessoas quando da passagem dos grupos.

O desfile começou por volta das 9h30 defronte à câmara municipal de Olímpia, seguiu pela pista da avenida à margem direita do rio e terminou por volta das 11 horas, na esquina da avenida Aurora Forti Neves com a rua Floriano Peixoto, onde houve a dispersão dos grupos.

Porém, de acordo com o que consta do endereço eletrônico do festival, segundo o IBCP (Instituto Brasileiro de Cultura Popular), responsável pelo desfile, embora a estrutura e o local permanecerão os mesmos, no próximo ano alguns pontos devem ser alterados.

Desfilaram: Tiro de Guerra 02-025; Cia Terra Brasilis; Grupo Capoeira Guerreiros de Aruanda; alunos da rede oficial de ensino; Moçambique O Manhoso de Ibiraci; Terno de Moçambique São Benedito; Moçambique Princesa Isabel, de Uberlândia; Grupo Folclórico Religioso Moçambique São Benedito, de Lorena; Grupo Moçambique de São Benedito da Cidade de Guaratinguetá Azul e Branco; Terno de Congada Chapéu de Fita, de Olímpia; Cia. de Santos Reis Família Miranda; Cia. de Reis Magos do Oriente; Cia. Três Reis Magos do Oriente a Caminho de Belém; Dança de São Gonçalo; Cia. de Santos Reis Os Visitante de Belém; Cia. de Santos Reis Lapinha de Belém; Cia. de Santos Reis Estrela da Guia; Cia. de Santos Reis Os Viajantes de Belém; Congada Os Marinheiros, de Itaú de Minas; Terno de Congo Chambá, de São Sebastião do Paraíso; Grupo da Terceira Idade de Olímpia; Grupo de Catira Viola e Violão, de Guarani D’Oeste; Congo Prata; Marujos Azul de Maio;

Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi do Guarujá; Congada 3 Colinas de Franca; União Folclorista São Benedito de Taubaté; Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva; Grupo Caboclo Lins do Guarujá; Congada Os Marinheiros de Franca; Grupo Caiapó Mata a Dentro; Samba Lenço de Mauá; Cordão Folclórico Tatuiense (Cordão dos Bichos); Grupo Folclórico Campinense – A Pastoria do Menino Jesus e Cia. Reis Magos;

Fandango de Chilena dos Irmãos Lara; Grupo Parafolclórico Por do Sol; Grupo Boi de Mamão; Grupo Folclórico Catupé Caunda; Terno de Congo São Francisco; Reisado de Marimbondo Pirambu; Grupo Folguedos e Danças Professor Pedro Teixeira; Grupo Parafolclórico Jacoca; Pastoril Dona Joaquina; Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas; Bumba Boi da Liberdade; Grupo Parafolclórico Frutos do Pará; Grupo Parafolclórico Afro Baracá; Cia. de Reis Canários da Terra; Cia. de Reis Bauru; Cia. de Reis Cariocas Extremo Norte.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas