11 de agosto | 2019

Desfile do 55º Fefol homenagea Sant’anna com um desfile de carretas com alegorias que ele abominava

Compartilhe:

JOSÉ ANTÔNIO ARANTES

Além de mais uma vez se distanciar dos objetivos folclóricos e chegar próximo do espetáculo cultural, elitizando a cultura popular, o Festival do Folclore de Olímpia termina homenageando o criador da “Fes­ta” que morreu há 20 anos, mas trazendo no desfile na descida da avenida Menina Moça carretas com alegorias representando Estados que Jo­sé Sant’anna abominava mas acabava aceitando em razão de exigências políticas da época.

Outro ponto a se destacar este ano foi a previsão utópica de 130 mil pessoas visitando Olímpia durante os 10 dias do Festival e o verdadeiro achismo da divulgação de que 24 mil pessoas teriam passado pelo recinto nos dois primeiros dias.

O recinto em seus melhores dias, até em show de cantora famosa, nunca passou de 14 mil pessoas, totalmente lotado. E para ter recebido o número divulgado teria que ter recebido 12 mil pessoas nos dois primeiros dias. Nos 10 dias, então, a pos­sibilidade fica mais irreal ainda, pois teria que receber 13 mil pessoas por dia. É folclore?

Mas o último dia de festa inicia a partir das 9 horas com o desfile de encerramento que segundo a assessoria fará uma homenagem especial ao professor José Sant´an­na, criador do Festival, falecido há 20 anos.

O local será a Avenida Menina Moça, em frente à entrada principal do Recinto. A expectativa, se­gun­do a Comissão Organi­zadora, é de que 4 mil pessoas passem pelo local.

A concentração será na saída do estacionamento oficial do Recinto, de onde os grupos partirão para o desfile, divididos pelas regiões brasileiras, mostrando os estados representados nesta edição.

INTERDIÇÃO NO TRÂNSITO

Para montagem da estrutura do desfile, bem co­mo para garantir a segurança dos grupos e do público, a Prodem está interditando as vias, próximas ao Recinto. Nos próximos dias, o tráfego ficará restrito no trecho da Avenida Menina Moça por onde passará o desfile. No dia será feito um bloqueio na Avenida Menina Moça cruzamento com a Rua Caetano Rizatti.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Na última noite do festival, segundo a assessoria, o encerramento das atividades contará com uma breve cerimônia no palco principal, a partir das 19h45. Na sequência, será apresentado o espetáculo “Viajando pelo Brasil”, do Projeto GURI de São José do Rio Preto, que participará pela primeira vez do Fefol. Finalizando a noite, a festa ficará por conta do Grupo Parafolclórico Flor da Serra, de Chã Preta/AL e do Grupo de Manifestações Parafolclóricas Para­nanin, de Ananin­deua/PA.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas