11 de maio | 2014

Diálogo expõe que o ex-secretário saiu por deficiência administrativa

Compartilhe:

O diálogo entre o empresário Olívio Scamatti e possivelmente o prefeito Eugênio José Zuliani, capturado com autorização judicial na manhã do dia 10 de agosto de 2010, em meio às investigações da Operação Fratelli – irmãos em italiano – que foi deflagrada no dia 9 de abril de 2013, expõe que o ex-secretário municipal de Planejamento, Amaury Hernandes, atualmente dirigindo a Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal), pode ter sido retirado do cargo por deficiência administrativa.

Para o lugar dele foi nomeado o administrador de empresas Walter José Trindade, que até então ocupava o cargo de superintendente do então DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia), atualmente Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental.

A essa conclusão se pode chegar através do diálogo que recebeu o nome DCRS37450021081 0084.011, interceptado no dia 10 de agosto de 2010.

No diálogo, aparece que “HNI diz que fez uma mudança estratégica na Prefeitura lá, que tirou o Walter do Daemo e o colocou como Secretário do Planejamento, dispensou o Amauri, que era seu secretário, e colocou o Walter para dar um choque de gestão lá, pra diminuir os gastos da Prefeitura, senão não ia fechar o ano. Olívio diz que não sabia”.

A conversa leva a crer que HNI (Homem não Iden­tificado) seria o prefeito Eugênio José Zuliani. Essa conversa tem relação com a exposição da crise financeira que a Prefeitura Municipal de Olímpia estava enfrentando naquele momento, inclusive seria justificativa para os atrasos de pagamentos relacionados à coleta de Lixo que a Multiambiental, também pertencente ao grupo Demop, realizava na cidade.

“HNI diz que o Walter está em seu gabinete desde ontem, às sete horas da manhã, revendo todos os contratos. HNI diz que está vendo um monte de amigos seus, Prefeitos, que não vão fechar as contas e, como ainda há cinco meses, HNI colocou o Walter lá para diminuir as despesas correntes e fechar numa boa”.

IMPRENSA OFICIAL

Como se recorda, em agosto de 2010, foi publicado na Imprensa Oficial do Município (IOM) que Walter Trindade deixara a direção do DAEMO para assumir a vaga deixada na secretária municipal pelo engenheiro Amaury Her­nandes. Hernandes, segundo foi divulgado à época, teria pedido sua exoneração para aceitar uma proposta salarial no setor privado.

Em outubro, passado alguns meses, Trindade informa que estava propondo alterações na administração do município relacionadas ao setor de compras de insumos, principalmente, com o objetivo de evitar processos judiciais ao prefeito e até mesmo alguma tentativa de cassação de mandado. “Porque se mantiver da forma como está todos os prefeitos que passarem pela prefeitura terão o mesmo fim de ser processado, ser cassado”, disse Trindade em uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local, à época.

No entanto, ele negava que os cofres estivessem estourados em até R$ 4 milhões, conforme vinha sendo comentado na cidade. Além disso, Trindade dizia que as contas do ano ficariam zeradas, sem dinheiro em caixa, mas sem nada de empenhos a pagar em 2011.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas