24 de fevereiro | 2008

Diminui tradição de consumir peixes no período da quaresma

Compartilhe:

 

 Os motivos podem ser vários, indo desde a simples mudança de hábito alimentar até, como no caso de muitas pessoas, a conversão a outro segmento religioso. No entanto, um fato concreto é que diminui a tradição de somente consumir peixes durante o período da quaresma e até mesmo na Semana Santa, mas o consumo continua o mesmo, já que o consumidor estaria comendo praticamente o ano todo.

Porém, não se pode afirmar que a mudança seja exclusivamente por questões de culturas religiosas. Há quem aponte para uma nova conscientização alimentar, seja por recomendação médica em razão de alguma dieta ou mesmo por preferência pessoal ou ainda, em razão dos preços serem em muitos casos mais condizentes em relação, principalmente à carne bovina.

De acordo com o gerente do Compre Bem Supermercados, José Teodoro da Silva Júnior, 31 anos, grande parte dos consumidores ainda seguem a tradição religiosa fazendo manter os índices de comercialização nos patamares dos últimos anos

No entanto, ressalta que se a comparação for feita com uma longevidade maior de tempo, de onde pode se depreender que até mesmo passando de mais de uma década atrás, a queda pode ser considerada significativa.

Embora um produto que continue gerando expectativas de aquecimento nas vendas durante a quaresma, também para a funcionária do Supermercado Mirim, Marilei Barsalho, embora muitas pessoas ainda mantenham o hábito, houve queda no consumo de peixes. "Acredito que deve ter caído de 20% a 30%", avalia.

Porém, destaca que o consumo de peixes aumentou de maneira geral. "As pessoas estão comendo mais peixes e se alimentando mais de produtos saudáveis. Durante o ano todo, isto é, nos doze meses do ano estamos vendendo muito bem peixes", acrescentou.

Semana Santa

A tradição, segundo o gerente do Iquegami Supermercados, Jéferson José da Silva, alterou um pouco em relação a anos passados, quando as pessoas se preocupavam mais em consumir peixes. "O pessoal mantinha mais a tradição, mas agora é mais na Semana Santa, antecedendo o Domingo de Páscoa", reforçou.

A proprietária da Peixaria Água Viva, Débora Pompêo de Almeida, diz que conhece várias pessoas que comem somente peixes durante toda a quaresma, independente do dia da semana e que consomem peixes apenas às sextas-feiras.

"Tem muita gente que guarda e muita gente que não guarda, mas mesmo essas pessoas que não guardam, acabam consumindo peixes porque já vêm consumindo mesmo e já têm o hábito. Não guardam (o período), mas comem peixes", definiu.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas