31 de julho | 2016

Diretor da UPA garante que mecânico foi atendido corretamente em Olímpia

Compartilhe:

O médico cardiologista e diretor da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Olímpia, José Carlos Ferraz (foto), garantiu no final da tarde de sexta-feira, 29, que todos os procedimentos necessários foram realizados no mecânico Paulo Roberto Campos, que sofreu um acidente na tarde do sábado, 25 e veio a óbito na noite de quarta-feira, 27, quando estava internado na Santa Casa de Barretos.

 

Ferraz contou que “Paulo Campos acabou vindo a óbito devido ao acidente mais as doenças de que ele era portador. Ele era cardíaco, diabético e tinha problemas renais crônicos, fazendo hemodiálise, tudo isso agravava mais ainda o quadro de politraumatizado em que ele estava. Então, ele sofreu esse acidente, o nosso SAMU foi socorrê-lo, foi trazido para cá e foi atendido inicialmente por uma plantonista nossa, a Dra. Larissa que imediatamente providenciou raios-X”.

 

E continuou: “Inicialmente, constatou fratura de costela e uma fratura muito importante da bacia e esses casos precisam geralmente ser encaminhados pra cirurgia e ser avaliado por especialista da área. Então, o Dr. Clóvis, que é o nosso ortopedista, foi comunicado e veio imediatamente a UPA. Ele mesmo solicitou um novo raios-X pra ver se o serviço da plantonista estava correto e verificando que estava tudo bem, ligou para o SAMU levar o caso para a Santa Casa de Barretos, porque ele precisava ser operado e ia precisar de uma UTI no pós operatório por causa da gravidade do acidente dele e por causa dos problemas que ele tinha”.

O médico explicou ainda que o paciente deve ter dado entrada na Santa Casa de Barretos por volta das 21 horas do sábado. “O Dr. Clóvis, nosso ortopedista, o acompanhou junto da ambulância devido a gravidade do caso até a Santa Casa de Barretos, onde passou o caso para o médico que estava de plantão lá. E segundo ele informa o paciente passou bem durante o transporte, chegou bem lá sem nenhum problema maior, com pressão normal, respirando bem, consciente embora um pouco confuso e o caso foi passado, e ele ficou internado”.

E continuou: “Às 3h30 da manhã, um médico de plantão, não sei se é o mesmo que recebeu, porque o que recebeu foi informado pelo próprio ortopedista que transportou o paciente, viu o raio-x do senhor Paulo, o primeiro que ele fez quando deu entrada e o outro depois dele já ter sido imobilizado. Infelizmente houve um erro técnico, o nome do primeiro raio-x que foi feito não constava ser o nome do Paulo Campos. Mas era o mesmo paciente! O nome estava errado porque ele foi atendido como acidentado, foi levado no raio-x, saiu do raio-x até a nossa emergência para se fazer o procedimento de imobilização com aquele raio-x, e segundo eu tenho conhecimento também, é que ele estava muito bem”. Sobre o erro no raio-x, Ferraz destacou: “Eu vi o boletim de ocorrência, então a pessoa da família alega que o atraso de confirmar que o raio-x era realmente do Paulo, teria atrasado a cirurgia, eu acho que isso não é verdade, porque se alguém teve dúvida, ligou aqui às 3h30 da manhã, e  foi confirmado que realmente aquele raio-x era do senhor Paulo, então se eles estivessem na emergência, teria sido operado logo em seguida, na madrugada ou no domingo de manhã e ele foi operado só no domingo a noite. Então o que eu queria deixar bem claro é que nós lamentamos muito, eu gostava muito do Paulo Campos, era uma pessoa muito querida em toda cidade, sei que entristeceu muito a cidade, eu gostaria de deixar bem claro que ele teve uma boa atenção na sua passagem pela nossa UPA que tem procurado sempre dar um bom atendimento a nossa população. Infelizmente houve um erro de identificação de um exame que eu não acredito que tenha sido o causador do agravamento da saúde dele”.

José Carlos Ferraz ainda relata: “A verdade é a seguinte. Acharam que ele estava tão bem pelo trabalho que foi realizado aqui, que duvidaram daquele primeiro raios-X, achando que poderia até não ser dele, mas tratava-se da mesma pessoa e o médico de Barretos, do pronto-socorro da Santa Casa recepcionou quando o nosso colega, o Dr. Clóvis acompanhou o Paulo até Santa Casa, esse sim estava ciente porque o Dr. levou as duas chapas em mãos, a chapa da fratura e a chapa da estabilização da fratura que foi feita na nossa UPA”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas