10 de junho | 2014

Dois shows anunciados no lançamento do cartaz do 50.º Fefol

Compartilhe:


Da redação e assessoria

Dois shows foram anunciados para o Fefol deste ano durante o lançamento do cartaz promocional do 50.º Festival, que ocorreu na noite de sexta-feira, dia 6, no Museu de História e Folclore Maria Olímpia, na região central da cidade, um deles na abertura, dia 9 de agosto. Neste ano o festival será realizado entre os dias 9 e 17 de agosto.

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) foi responsável pelo ‘Coquetel Caipira’ servido aos convidados. “Estamos felizes por esta parceria com a Secretaria de Cultura, este ano estaremos novamente com a Casa do Caipira durante o Festival, oferecendo nossos produtos que são fonte de arrecadação para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Fundo”, disse a presidente Ana Claudia Zuliani.

Além do cartaz oficial do Fefol, também foi apresentado o cartaz exclusivo do Mini Festival: “Pela 1° vez na história do Festival do Folclore de Olímpia uma das principais ações desenvolvidas durante a semana possui um cartaz próprio que surgiu através de ação conjunta da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e da Secretaria da Educação”, disse o secretário Gustavo Zanette.

Durante o primeiro semestre do ano letivo as crianças dos 4° e 5°anos da rede púbica municipal de ensino participaram de um concurso de desenho e artes, no qual o desenho vencedor do concurso está estampando o cartaz próprio do Mini Festival que neste ano completa sua 30° edição.

A aluna Nicolly Duran, de 9 anos de idade, da EMEB Zenaide Rugai Fonseca vencedora do concurso além da homenagem de estampar o primeiro cartaz do Mini Festival também recebeu um Tablet de Presente da Secretaria de Cultura.

“Não há uma cidade com um Festival de Folclore como o que é realizado em Olímpia, por isso é um desafio mantermos a tradição, não fazemos como o Professor Sant’anna fazia, mas temos que honrar o seu nome, levamos o Folclore para a escola e nesta parceria mostramos que lutamos pelo seu ideal, que temos a alma folclórica, encerrando no Museu que era sua casa”, acrescentou Zanette.

Em seguida foi mostrado o cartaz do 50° Fefol que em 2014 homenageia o Estado de São Paulo, fazendo alusão à cidade em festa, que comemora 50 anos do evento criado pelo professor José Sant’anna como um projeto escolar.

“No Cartaz do Cinquentenário são retratados todos os cartazes publicados nos 50 anos de festa, além de prestar homenagem ao Grupo Folclórico e de Cultura Tradicional “Terno de Congada Chapéu de Fitas” do Mestre José Ferreira, que completa 40 anos de existência em 2014, como símbolo máster da festa, criado pelo Artista Plástico e Diretor do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, Cristian Daniel Assis”, contou o secretário.

O Tema principal do Jubileu de Ouro é “Orgulho de Ser Paulista”, fragmento da música “Orgulho Paulista” de autoria dos músicos Marcio Diniz e Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como “Tony Boy”, e utilizada pelo Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça – “Godap” como parte de seu repertorio musical.

“O que temos que comemorar destes 50 anos é a iniciativa do professor Sant’anna e sua perpetuação por todos os folcloristas e seguidores dele. Este é um marco. O festival chegou à sua 50.ª edição e chegará na 100.ª por que a tradição é muito importante. Somos a única cidade do país com recinto próprio para a festividade e um museu específico sobre o tema. Também temos o reconhecimento da Comissão de Cultura e em breve teremos o reconhecimento de Capital do Folclore”, disse o prefeito.

Assim como no 26º Festival que aconteceu o show do cantor Almir Sater, no 27º a apresentação de Pena Branca e Xavantinho, e no 28º show dos Demônios da Garoa, na 50ª edição acontecerão os shows de Renato Teixeira no dia 09 de agosto, abertura do festival e no dia 15, Almir Sater volta a Olímpia para os festejos do Cinquentenário.

“São shows culturais, ligados à tradição popular brasileira, que simbolizam bem o Folclore e oferecem um diferencial para a população e turistas”, afirmou o prefeito. “Estamos otimistas e temos certeza que vamos realizar uma grande comemoração”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas