10 de julho | 2010

Escola solicita “retratação” sobre foto publicada na edição passada

Compartilhe:

 
A editoria desta Folha recebeu oficio de n.º 62/2010, assinado por Maria Teresa Diniz Sachetim Barbosa, como diretora da Escola EE “Comendador Francisco Bernardes Ferreira”, solicitando a retratação deste jornal por ter usado foto que diz ser da escola em sua edição de 03 de julho de 2010.

O ofício tem o seguinte teor:

Venho através deste, solicitar a RETRATAÇÃO desse jornal no que diz respeito à FOTO editada da referida escola na matéria publicada em primeira página sob o título “ENSINO NA BERLINDA – ALUNO CHEGA AO ENSINO MÉDIO SEM SABER LER E NEM ESCREVER”. Sem autorização da Direção e dentro do perímetro da escola a referida FOTO foi tirada e também editada nesse jornal “OLÍMPIA, ANO XXXI, Nº 1958, SÁBADO, 03 DE JULHO DE 2010, FONE: (17) 32816432, R$ 3,00, denegrindo a imagem da escola em uma matéria que eleva o leitor a relacionar foto com texto”.

NOTA DA REDAÇÃO: Com todo o respeito à ilustre missivista, a editoria desta Folha quer deixar bem claro, que a divulgação de que a foto pertence à escola e que esta foi publicada para ilustrar a matéria citada em epígrafe é de total responsabilidade da citada diretora, uma vez que na aludida edição em lugar algum foi publicado o nome da escola, já que o logotipo que era estampado na camiseta dos alunos que aparecem na imagem foram distorcidos, assim como os seus rostos. A foto é meramente ilustrativa.


Se a grande maioria dos leitores deste jornal não sabia que a foto era da referida escola, a partir desta edição vão ficar sabendo por livre escolha e responsabilidade de sua diretora.


Também na matéria, em nenhum momento é citado o nome da escola e de nenhuma outra, pois a discussão se deu sobre os alunos de Olímpia de modo geral. E, além do mais, não existe nada na matéria que denigra a imagem da referida escola e sim a discussão de uma situção que grassa na educação de modo geral e que teve o sentido de buscar melhoras e não denegrir a imagem de quem quer que seja.


São professsores conhecidos e a própria secretária da educação emitindo suas opiniões sobre um tema que a própria missivista, que salvo engano também já foi secretaria municipal de Educação e mesmo já tendo sido professora e hoje diretora, deveria saber que existe e é preocupante.


Quanto à foto ser do patio da escola, cabe informar à ilustre diretora que mesmo o prédio sendo público (e não de propriedade privada) a fotografia foi tirada com autorização sim, já que não foi tirada na mesma data ou dias antes da edição e, sim, meses atrás, quando este jornal publicou matéria dizendo que aquela escola estava classificada entre as melhores do Estado. Nesta ocasião, ninguém reclamou.


O jornal, como defensor intransigente da democracia, abre espaço para a publicação do entendimento da pessoa que responde pela citada escola, mas se recusa terminantemente a fazer qualquer tipo de retratação, já que seu editor, jornalista e advogado José Antônio Arantes, tem a consciência tranquila de que nenhum ilícito foi cometido.


“Posso não concordar com nada do que dizes, mas morro pelo direito que tens de dizê-lo”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas