02 de novembro | 2014

Escola Wilquem Neves realiza gincana e arrecada produtos em prol do Abrigo

Compartilhe:


A Escola Estadual Dr. Wil­quem Manoel Neves realizou na manhã de quinta-feira, dia 30, a Gincana Solidariedade aos Idosos. O evento foi realizado em culminância ao projeto ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) que, segundo explicou a diretora Heloisa Maria Marchi (foto ao lado). “Trata-se de um projeto que é financiado pelo MEC”, contou.

De acordo com a diretora, esse programa vem sendo desenvolvido há dois anos na escola. “Nós desenvolvemos o protagonismo juvenil, principalmente. E neste ano nós focamos a solidariedade aos idosos tendo em vista a necessidade de despertar nos nossos jovens o amor incondicional, porque nós sentimos que há uma falta deste sentimento”, comentou.

Além da própria direção da escola, o projeto contou com a colaboração dos alunos, professores, funcionários, professores coordenadores do núcleo pedagógico da diretoria de ensino de Bar­retos e coordenação.

Estiveram presentes no e­vento os idosos do Abrigo São José, que estavam acompanhados pela coordenadora Regina Célia Cunha Oliveira e equipe de profissionais, que interagiram com as equipes participantes.

Os nomes das equipes foram de idosos famosos como: Chaves, Chacrinha, Sílvio San­tos e Golias. Uma das provas da competição era a de arrecadação de produtos que o Abrigo São José necessitava (açúcar, café, detergente, sabão em pó e fralda geriátrica), esta obteve um total de: 103,5 quilos de café, 467 quilos de açúcar, 563 unidades de detergente, 563 unidades de sabão em pó é 4.014 fraldas geriátrica.

“Eu tenho certeza que é u­ma quantidade que vai ajudar por um pequeno período, mas, além dessa arrecadação, o que mais valeu para todos nós que estamos aqui trabalhando foi principalmente a chegada dos jovens até o nosso idoso que é o objetivo do projeto: despertar a solidariedade e o amor para com tudo e com todos”, avalia a diretora.

Segundo ela, tentar despertar o sentimento de solidariedade foi uma das propostas do projeto: “nós estamos aqui trabalhando nessa tentativa de despertar a solidariedade, o respeito, o amor, principalmente por aqueles que já doaram para nós e continuam doando, o seu conhecimento, a sua experiência, a sua sabedoria e que são pessoas que necessitam muito do nosso amparo porque já fizeram muito por todos nós”.

MELHORAR O RELACIONAMENTO

A diretora destacou também a necessidade de melhorar o relacionamento dos jovens com “essa geração que tanto nos favoreceu, nos presenteou e nos brindou, de todas as formas possíveis”.

Heloisa Marchi conta que já observa um resultado positivo: “o que eles estão aqui passando para os nossos jovens, os seus conhecimentos, as suas histórias, nós percebemos uma mudança grande no comportamento, no relacionamento, no respeito. Nós temos os dias de visitas ao abrigo, faz parte deste ano que nós es­ta­mos solidários ao Abrigo São José e já percebemos que fora as visitas que estão agendadas pela escola junto ao abrigo porque eles se sentiram realmente envolvidos nesta ação e gostaram. Eles fazem visitas, independente do dia do projeto. Isso já traz um retorno muito grande para todos nós que estamos trabalhando em prol deste sentimento que a gente tem que valorizar por toda a nossa vida”.

A gincana teve participação dos alunos do ensino médio: “Nós temos em torno de 400 a­lu­nos participando deste projeto. São alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do ensino médio”.

Mas os alunos do ensino fundamental também foram engajados no projeto: “As equipes convidam para que eles também façam parte ajudando, angariando aqueles produtos que foram elencados para serem doados para o abrigo, e torcendo por suas equipes. Foi uma forma de nós unirmos tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio para a participação dessa gincana que encerra esse projeto desse ano”.

Ao final, estabelecendo um fator de importância também da participação da imprensa na divulgação do projeto, a diretora destacou que isso ajudará a espalhar do lado de fora da escola, um trabalho muito importante. “Nós sabemos que hoje nós temos que despertar na juventude essa questão do amor, essa questão de ser solidário”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas