17 de dezembro | 2017

Ex-deputado afirma que presidente já se prontificou a promulgar “Olímpia Capital Nacional do Folclore”

Compartilhe:

O ex-deputado Sandro Mabel, autor do projeto de lei que foi aprovado pe­la Câmara Federal que con­­cedeu o título de Capital Nacional do Folclore e que, ao depois, ficou por vários meses engavetado no Senado Federal, garan­tiu esta semana, em áudio retransmitido pela rádio Cidade, 98,7 MHz, no programa Cidade em Destaque, que já conversou com o presidente Michel Temer e este se prontificou a promulgar a referida lei.

É que depois de um longo período em que ficou aguardando votação, somente agora o Senado Federal aprovou, na última terça-feira (12), no Plenário, o Projeto de Lei 6150/14, do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que concede a Olím­pia o título de Capital Nacional do Folclore.

Um dos principais de­fen­­sores da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), padrinho político do prefeito Fernando Augusto Cunha.

Sandro Mabel disse tam­bém que no Festival deste ano deverá trazer uma grande caravana para participar da festa.

Em agosto próximo passado, Sandro esteve presente no 53º Festival do Folclore a convite do prefeito e os dois discutiram a importância de agilizar a votação.

Na ocasião, o deputado, que visitou o Festival pela primeira vez, disse que conhecendo de perto a festa teve a real ideia de como o evento é fundamental para a preservação da cultura.

“Quando nós propusemos esse projeto para O­límpia ser a capital nacional do Folclore, eu não tinha dimensão do que era o Folclore aqui. O Brasil se reúne aqui em Olímpia e se encontra em Olímpia no Folclore. Com o apoio do prefeito, nós iremos reforçar os nossos contatos e até a festa do ano que vem teremos essa lei aprovada. Nós vamos priorizar essa votação e a sanção pelo Presidente, que por ser amigo do Prefeito, fará rapidamente”, se comprometeu Sandro, no dia 11 de agosto deste ano.

Na justificativa do deputado, o projeto traz que “há mais 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olím­pia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e fol­guedos de to­do país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, co­mo estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o e­vento tomou grandes pro­porções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.

“Com mais este passo importante, estamos cada vez mais próximos de ser oficialmente a Capital do Folclore, apesar deste sentimento já fazer parte do povo olimpiense. Agradeço o empenho e a influência política do Sandro Ma­bel, que conhece o potencial turístico de Olímpia e já recebeu o título de cidadão olimpiense por ser investidor da cidade, mas, este ano, pode ver de perto também o potencial cul­tural do município, que é um dos poucos do país a se dedicar ao folclore”, comemora o prefeito.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2014. Agora, ela segue para a sanção do Presidente da República, Michel Temer.

Prefeito recebe o deputado estadual João Paulo Rillo

Da assessoria

O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, recebeu na tarde de sexta-feira da semana passada, dia 8, no gabinete executivo, a visita de cortesia do deputado Estadual, João Paulo Rillo (PT). Durante a conversa, prefeito e deputado debateram diversos assuntos em prol do município, inclusive, algumas das demandas existentes e outros investimentos para a cidade. Cunha também fez um balanço do primeiro ano de mandato à frente da Prefeitura.

João Paulo Rillo também apresentou ao prefeito o projeto de lei que dará a Olímpia o Título de Capital Estadual do Folclore. Na ocasião, o prefeito agradeceu a disposição do deputado e frisou da importância de parcerias em prol da população e do desenvolvimento da cidade.

Estiveram presentes na recepção ao deputado, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Olímpia, Vagno Sanches, e o partidário, Milton Ramos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas