24 de abril | 2014

Falta de chuvas facilita a pesca predatória no rio Grande

Compartilhe:

A falta de chuvas no início deste ano, além de ter prejudicado a reprodução de peixes, também transformou os peixes em presas fáceis e está facilitando a pesca predatória no rio Grande. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a denúncia está sendo feita por pescadores profissionais de Colômbia.
 

Esses pescadores afirmam que estão preocupados com a pesca clandestina. Com o baixo nível do rio, a pesca com redes e arpões atraiu pescadores sem autorização para essa atividade. "Pescador amador só pode pescar dez quilos por dia e não pode usar rede ou arpão. Sem fiscalização, eles têm levado o quanto querem", disse Edilson de Souza Pereira, de 40 anos de idade, presidente da Associação de Pescadores Profissionais de Colômbia.

Como o nível da água do rio Grande está baixo – em alguns pontos chega a 30 centímetros de profundidade – os peixes ficam mais suscetíveis à pesca, sem ter como 'fugir'.

Os 120 pescadores profissionais de Colômbia estão preocupados com a escassez de peixes. Do total de até 45 quilos por dia pescados nessa época do ano, os pescadores profissionais têm conseguido pescar somente entre 30 e 35 quilos devido ao aumento da concorrência. (Foto de Edson Silva).

"A desova foi prejudicada pela falta de chuvas e esses pescadores ainda estão exterminando a população de peixes. No próximo ano vamos ter muita dificuldade por conta disso", disse Pereira.

De acordo com o que consta no site do Caderno Ribeirão, a Folha de São Paulo entrou em contato com a Polícia Ambiental de Colômbia, responsável pela fiscalização, mas não obteve retorno.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas