24 de setembro | 2017

Falta de chuvas faz Daemo iniciar racionamento de água

Compartilhe:

A falta de chuvas e a longa estiagem que já se verifica na cidade, fez com que a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Am­bien­tal, desse início na noite da sexta-feira da semana passada, dia 15, a um processo de racionamento na distribuição de água aos consumidores de Olímpia. Segundo a autarquia, a medida se deu em razão da considerável redução da vazão do córrego Olhos D’água e também a falta de reposições nos lençóis utilizados para o abastecimento através de poços profundos.

“A Daemo Ambiental comunica que devido ao baixo nível do Córrego Olhos d’Água, em razão da estiagem e da alta demanda de consumo, realizará manobras no sistema de distribuição da cidade”, diz trecho do comunicado distribuído à imprensa no início desta semana.

O objetivo, segundo a direção da autarquia, é socorrer alguns bairros que poderão ser futuramente desabastecidos. Por isso, “a Daemo orienta para que os moradores do São José (zona sul), Jardim Glória (região central), Álvaro Bri­to (zona oeste), Centro, e, Silva Melo (zona oeste), todos abastecidos com água captada no Olhos D’água, fiquem e evitem o consumo exagerado.

Além disso, consumidores dos bairros da zona leste, como Viva Olímpia, Harmonia, Jardim Paulista e Jardim Leonor (zona sudeste), devem fechar os registros por volta das 22 horas, e deixem fechado até o dia seguinte pela manhã, para evitar água suja nas caixas d’água das residências.

“A autarquia solicita a compreensão de todos e pede também para que a população colabore economizando e não desperdiçando água. Cabe ressaltar, que o atual governo, preocupado com essa situação que se arrasta por muitos anos, já está licitando um poço profundo com captação pelo Aquí­fero Guarani. Com isso, o problema de abastecimento poderá ser solucionado, com água mineral de qualidade e sem depender apenas do Córrego Olhos d’ Água”, acrescenta outro trecho da nota divulgada.

Manobras surtem efeito e melhoram o nível de água no riacho Olhos D’água

As manobras iniciadas pela direção da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, na noite da sexta-feira da semana passada, dia 15, com a implantação de um racionamento na distribuição de água aos consumidores, já surtiram um certo efeito eliminando, inicialmente, pelo menos, a necessidade de aumentar a racionalização de água na cidade.

“Já está sendo observado no represamento de água na captação do Córrego Olhos d’Água, que está com a lâmina d’água subindo, o que possibilita a captação durante o dia subsequente”, explica a direção da autarquia.

“Nos poços estamos acompanhando suas vazões e verificamos que alguns tiveram suas vazões normalizadas, devido ao maior período de descanso, tempo este que está sendo possível a recarga do Aquífero Bauru”, acrescentou.

Devido ao longo período de estiagem, que já está próximo de 100 dias, pelo menos, sem o registro de chuvas, a vazão do córrego está baixa, inclusive com o rebaixamento da altura de sua lâmina d’água. A mesma situação se verifica nos poços profundos que, com o persistente período de estiagem, a recarga dos lençóis freá­ticos reduz, conse­quente­mente reduzindo a vazão dos poços. Além disso, há de se considerar que no caso da zona leste, por exemplo, onde está o Jardim Harmonia, que o aumento da população foi grande fazendo aumentar consideradamente o consumo de água nesses bairros.

Segundo a direção da autarquia, de acordo com o Clima Tempo, a previsão de chuva é para o dia 25 de setembro, com apenas um milímetro. Mas também aponta que pode ter chuva entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, podendo chover até 14 milímetros.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas