18 de junho | 2018

Falta de espaço força escolha de árvores verticais na Avenida Aurora Forti Neves

Compartilhe:

Ao notarem o início do plantio de algumas árvores ao lado do meio fio, mas bem próximo da guia, ouvintes da rádio Cidade FM, entraram em contato com o jornalista José Antônio Arantes, âncora do programa Cidade em Destaque, questionando a posição das árvores na avenida e alegando que as mesmas poderiam, não só atrapalhar o tráfego de veículos, mas também até provocar acidentes.

De acordo com o paisagista Eder Zocal, responsável pelos serviços que estão sendo realizados no local, embora a decisão tenha sido de plantar bem próximo da guia, a intenção foi evitar acidentes de trânsito, principalmente com os grandes veículos – ônibus e caminhões – que trafegarem pelo local.

“Nós não temos muito espaço de área verde e se tornando uma cidade turística, o fluxo nas avenidas de ônibus, turismo, até caminhão. A área verde é uma faixinha praticamente ali na beira do meio fio da guia, então se nós colocássemos uma árvore que formasse copa, uma árvore que formasse um chapéu de sombra, na realidade que seria o ideal, só que os galhos delas ficariam na avenida ocasionando danos”, explica.

Esse fator não ia ser favorável a que a árvore ficasse bonita. “Nunca ia ficar porque passa ônibus, passa caminhão, quebrando galhos, então nunca ia ter uma árvore frondosa, bonita”. Por isso, segundo o paisagista, “o intuído de colocar essas árvores mastro, chama árvore mastro, chou­pala que nós chamamos, é que ela é uma árvore mais vertical, então ela fica aí com os seus 8, 9, 10 metros de altura, porém ela dá um efeito vertical”.

Entretanto, segundo ele, a beleza aparece quando essa espécie é plantada em módulos de três ou quatro árvores. “Então a finalidade dessas árvores foi para isso, para ter uma sensação de vegetação verde em volta da orla, porém num efeito vertical, então uma dela é essas”.

“Depois tem a palmeira rabo de raposa que ela está plantada mais abaixo, naquelas áreas verdes onde não aparece, que fica bem ali na parte debaixo do córrego, porém é uma palmeira diferenciada, uma palmeira bonita, diferente para valorizar”, acrescenta.

Segundo ele, como já não tem área verde em cima, “a ideia foi valorizar lá embaixo para elas darem um efeito bem bacana ali, para quem estiver fazendo uma caminhada, algum turista que estiver ali, para que na hora que olhar, não ver aquele rio chapado, não ver aquele buracão e sim ver umas palmeiras fazendo um efeito ornamental, junto com outras plantas que ainda vão ser implantadas”.

No entanto, avisas que “também estamos trabalhando com umas palmeiras, a verdadeira, da folha azulada, que é uma planta mais nobre que tem nas avenidas de Dubai, que é uma planta diferente, são 15 peças ali que vão ser colocadas em alguns pontos estratégicos: quatro no começo da avenida, quatro em frente ao open mall, três no final da avenida e duas do outro lado. Então, nos decks de madeira vão ter umas árvores jasmim manga grande, formando uma sombra já para pessoas colocarem um banco ali, a ideia é colocar um banco ali para trazer uma sensação de bem-estar para quem estiver ali fazendo uma caminhada ou até mesmo passeando naquela área. A proposta é essa daí, depois tem outras vegetações que vão ser implantadas lá, mas a ideia ali é deixar uma coisa bem bonita, bem diferente, criando uma identidade para a cidade”.    

NOTA OFICIAL

Em nota a prefeitura se manifestou: “Segundo a empresa responsável pelo paisagismo da Avenida Aurora Forti Neves, contratada pela Prefeitura, a vegetação implantada foi definida com base no fato de que o calçamento da via é muito compacto e, por isso, optou-se por plantar espécies verticais, como é o caso das árvores mastro (choupala) que estão sendo plantadas.

A escolha também levou em conta o fato de que a avenida é um local de fluxo intenso de automóveis, ônibus e caminhões e uma árvore que formasse copa poderia ter os galhos invadindo a área de tráfego, ocasionando danos, além de que os galhos quebrados não causariam um bom efeito visual.

Dessa forma, a finalidade da árvore mastro, que chega a ter cerca de 8 metros de altura, é dar a sensação de vegetação verde na orla da avenida, criando um efeito vertical. Além disso, o paisagismo contará com outras espécies de árvores que serão plantadas no barranco do Córrego Olhos D´Água, bem como em jardins e decks, como a palmeira rabo de raposa, palmeira tamareira (dactylifera) e jasmim-manga grande, que criarão um ambiente bonito e bem-estar”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas