26 de agosto | 2007

Falta de médicos do município gera caos na Santa Casa

Compartilhe:

 

 A falta de médicos da Secretaria Municipal de Saúde, reclamação constante da grande parte da população mais carente, tem sido responsável pelo verdadeiro caos comumente verificado no atendimento do Pronto Socorro da Santa Casa de Olímpia.

Todas as noites e, principalmente nos finais de semana, as pessoas que procuram atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e não conseguem, saem atrás do socorro médico junto ao hospital.

Pelo menos isso é que se pode depreender das informações passadas nesta semana para a reportagem desta Folha, pela provedora da instituição, advogada Helena de Souza Pereira (foto), que afirma ver praticamente todos os dias para atenuar as dificuldades que aparecem.

De acordo com a provedora, a situação caótica na qual se encontra a saúde pública no município de Olímpia, com a prefeitura não conseguindo preencher os cargos de várias especialidades médicas, através de concursos públicos, por causa do baixo salário, acaba refletindo também no atendimento do Pronto Socorro.

Helena Pereira conta que, embora tenha até feito pagamento dobrado aos que ainda se prestam a vir para Olímpia prestar o serviço de plantonistas do hospital, alguns, em razão da sobrecarga de atendimento a que são expostos, já estão se afastando. "É muito triste, porque a verdade é que a rede (municipal) não atende", lamentou a provedora.

Segundo a provedora, todos os dias, a partir das 17 horas quando fecham as UBSs, embora tenha ressaltado que na verdade muitos afirmam procurar o atendimento logo pela manhã e não conseguir, uma avalanche de pessoas que necessitam de atendimento se dirigem ao plantão do hospital sobrecarregando extremamente os médicos plantonistas.

Muitos desses pacientes, de acordo com Helena Pereira, tentam o atendimento nas UBSs durante toda a semana e não conseguem. No final de semana se dirigem à Santa Casa em busca da solução de seus problemas. "É uma coisa absurda. Esperam porque sabem que aqui só atendemos urgências e emergências", disse.

São situações clínicas que preocupam como casos em que a pessoa tem problemas de coluna vertebral ou mesmo sofre com pressão arterial alta, além de casos de diabetes, cólicas de rins.

No domingo, dia 19, por exemplo, o corredor do hospital estava superlotado e nem macas para acomodar os pacientes havia mais, procedimento este que fora deixado de lado pela atual diretoria. "Já temos falta de plantonistas e até pagamos o dobro para um, porque o serviço é desgastante, para não deixar sem atendimento, mas eles não estão dando conta. Ninguém quer vir mais fazer plantão aqui (Santa Casa) porque é coisa de doido mesmo, mas isso em função de os pacientes não conseguirem na rede municipal e virem para cá porque é o único recurso que tem. Chegam e querem ser atendidos e é onde brigam e ficam nervosos. É complicado", reclamou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas