07 de junho | 2009

Fefol de Sant’anna é reconhecido como Festival Nacional de Folclore

Compartilhe:

 

 Principalmente pela magnitude do evento, mas também pela sua volta aos ideais do professor José Sant’anna, o Festival do Folclore, que todos os anos acontece no mês de agosto e neste viverá sua 45.ª edição, foi promovido à condição de festival nacional. A informação consta de um ofício encaminhado à prefeitura de Olímpia, pela presidente da Comissão Nacional de Folclore, Lourdes Macena. A correspondência, com data do dia 30 de maio, enaltece, ainda, o trabalho e o comprometimento para que o evento volte à sua trilha original e idealizada pelo seu criador.

“Assim sendo, a Comissão Nacional de Folclore empenha seu apoio incondicional às ações presentes que se conjugam para a consecução deste fim, sugerindo, inclusive, que, a partir de então, o mesmo se consagre, por sua história, como Festival Nacional de Folclore, em Olímpia, onde o elemento norteador seja sempre a valorização, difusão e reconhecimento dos grupos tradicionais de nosso país”, diz trecho do ofício, cuja cópia chegou à editoria desta Folha da Região.

 No entanto, o ofício destaca, fortemente, a situação que vem sendo exposta nos últimos anos por esta Folha da Região. Quer dizer, que após o falecimento do idealizador e criador do festival, folclorólogo José Sant’anna, a finalidade passou por consideráveis desvios de finalidade, chegando até a comprometer o ideal proposto quando de sua criação.

“Nos últimos tempos as notícias sobre o Festival que têm chegado a esta Comissão, através de pesquisadores e grupos de várias partes do Brasil, têm dado conta dos desvios de sua intenção precípua de divulgar e valorizar o Folclore Brasileiro”, conta em outra parte do documento recebido pela prefeitura, cuja cópia foi também encaminhada à Comissão Paulista de Folclore.

A importância do festival está ressaltada também em outro trecho do ofício: “Ademais esta Comissão inscreve-se, neste ato, como parceira e sua realizadora, desejando ser assim acolhida no rol daqueles que acreditam no encontro e nas relações para a construção de um Brasil melhor. De um mundo melhor”.

Reconhecimento
No ofício, ao reconhecer o pioneirismo do festival, inclusive a importância para o conhecimento, divulgação e permanência do folclore – cultura popular tradicional, “segmento cultural de importância capital para nossa identidade de brasileiros”, também reconhece o idealismo e o empreendedorismo do professor José Sant’anna, “pesquisador incansável, que escorado em seu idealismo sonhou e efetivou esta grande oportunidade de encontro e interação dos brasileiros em terras paulistas”.

Preparativos
Por outro lado, a rede municipal de Ensino já começou a produzir os trabalhos para serem apresentados no 45º Festival, agora Nacional do Folclore, que será realizado entre os dias 8 a 16 de agosto.

Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação promoveu na segunda-feira desta semana, dia 1º, um encontro de professores e coordenadores, para uma oficina na sala de artes da Escola Santo Seno.

As atividades, que tiveram a mediação do professor coordenador do período complementar, Wadão Marques, serão compartilhadas entre os educadores e praticadas com os alunos dentro do Projeto “Aprendendo com o Folclore”.

“O nosso objetivo é o de promover atividades artísticas para confeccionar artefatos que serão utilizados na decoração do espaço do Mini-Festival do folclore, participando assiduamente, juntamente com os alunos, do 45º Festival”, disse a Secretaria da Educação, Eliana Bertoncello Monteiro.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas